de Campos dos Goytacazes (Fotos Divulgação)
O Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes se reuniu na sexta-feira (23), na Casa de Cultura Villa Maria da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Cinco novos membros foram empossados. O órgão se dedica à pesquisa, preservação da memória e do patrimônio histórico e natural. O atual presidente do IHGCH, Chico de Aguiar, apresentou as certificações de Maria da Glória Alves, Patrícia Bueno, Neila Ferraz, Cláudio Costa Vaz e Ocinei Trindade.
O IHGCG é inspirado e associado ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro. Em Campos, as primeiras atividades da instituição foram iniciadas nos anos 1960. Após um período sem funcionar, o IHGCG voltou a reunir pesquisadores, professores, intelectuais, escritores, jornalistas e outros profissionais. Ao todo, são 50 integrantes. O principal objetivo é promover a preservação da história, memória, bens naturais e patrimoniais de Campos junto ao poder público e à sociedade.
Cada um dos novos integrantes do Instituto Histórico de Campos foi apresentado ao público. Todos fizeram breves depoimentos de agradecimento e se colocaram à disposição para ajudar nas atividades culturais e eventos da instituição.
A geóloga, pesquisadora e professora da Uenf, Maria da Glória Alves, proferiu palestra sobre “As viagens de D.Pedro II ao Norte Fluminense”. Ela relata fatos históricos e descrições de paisagens percorridas pelo imperador, nas quatro jornadas e visitas feitas a Campos e cidades vizinhas durante o século XIX.
O post Instituto Histórico e Geográfico de Campos empossa novos membros apareceu primeiro em J3News.