A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) Norte Fluminense reuniu representantes dos municípios e da sociedade civil organizada da região na tarde desta quinta-feira (17), para assinatura de uma carta endereçada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pleiteando que a indenização referente à devolução da antiga malha ferroviária, da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), no Estado do Rio, seja condicionada à execução da Estrada de Ferro 118 no Porto do Açu (EF-118).
O objetivo é tirar do papel um dos projetos de infraestrutura mais importantes para a região, o Estado e o país. O plano tem o intuito de conectar o Porto do Açu – e o Norte Fluminense – à malha ferroviária nacional.
Participaram do encontro e firmaram o movimento conjunto o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto Siqueira, a presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, o vice-presidente da CDL Campos, Fábio Paes, o presidente da Acic campos, Maurício Cabral, entre outros.
A carta traz como reinvindicação um compromisso firme da ANTT relacionado à destinação integral dos recursos ao RJ, especialmente para a implementação da EF-118.
Após a fase de audiências públicas, que acontecem até o fim deste mês, as contribuições debatidas serão analisadas pela ANTT, antes da publicação do resultado com as propostas que serão ou não consideradas. Após isso, o Tribunal de Contas da União irá avaliar e dar o parecer antes da assinatura. A previsão da ANTT é que todo este processo seja concluído no segundo semestre do ano que vem.
O post Região se reúne e reivindica Estrada de Ferro 118 no Porto do Açu ao Governo Federal apareceu primeiro em J3News.