Foto: Cássio Peixoto / Divulgação
Dados do Ministério da Saúde, divulgados em fevereiro deste ano, apontam que três a cada quatro focos de mosquito da dengue são encontrados dentro de residências habitadas e em recipientes inservíveis. O Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ) não só corrobora esses dados, como aponta um crescimento desses números na cidade.
Em dois dias de trabalho, com os mutirões de quinta e sexta-feira desta semana, foram encontrados 60 focos de mosquito da dengue em seis bairros trabalhados —Três Vendas, Sapucaia, Boa Vista, Penha, Caju e Parque Tamandaré — e 3.009 imóveis visitados.
Os números já foram apontados pelo coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, assim como os dados sobre a localização dos focos foram novamente levantados no início de maio com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).
“Nós do CCZ já havíamos apontado esses dados mesmo antes do estudo realizado pelo Ministério da Saúde. Cerca de 80% dos focos são encontrados dentro das casas. Pedimos aos moradores que além de permitirem a visita dos nossos agentes, tirem pelo menos dez minutos por semana para olharem as suas casas”, declarou.
Embora o índice de infestação tenha baixado consideravelmente com a queda das temperaturas, a vigilância não diminui e todos devem continuar atentos. “Os números estão melhores, mas ainda estamos em alerta. Não podemos facilitar agora”, finalizou Barcelos.
Nos mutirões desta semana, foram tratados 808 imóveis, dos 3.099 visitados. Nestes imóveis foram encontrados 90 pneus, que foram recolhidos; 10 caixas d’água, que foram vistoriadas e teladas; e 208 sacos de lixo recolhidos com depósitos inservíveis. Nos seis bairros também foram vistoriados e tratados 88 terrenos baldios.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes
O post Mutirões do CCZ encontram 60 focos de mosquito da dengue dentro de residências apareceu primeiro em J3News.