O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou seu discurso durante a cerimônia de inauguração da nova sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, na tarde desta segunda-feira (14), para destacar a importância da educação para o progresso do país.
Sucedendo o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT) no pronunciamento, Lula também fez uma relação com o novo prédio da UFF na cidade, como um espaço de construção de sonhos, enfatizando que o campus terá milhares de jovens estudando e dando o pontapé inicial para suas trajetórias profissionais.
“A vida da gente é um sonho. E quando eu venho visitar um prédio desse, que vai servir para milhares de jovens estudarem daqui para a frente, não poderia dizer outra coisa se não que a sala de aula é também uma sala de sonhos. É ali que a gente sonha em aprender, em melhorar a vida da nossa família, em arrumar um emprego melhor e ter uma renda melhor”, enfatizou Lula.
Situada na rua Santiago Carvalhido, nº 80, no Centro, terá dois blocos, com 40 salas de aula, 13 laboratórios e uma mini biblioteca. O investimento na universidade federal é de R$ 72,4 milhões. A nova UFF Campos terá 4.500 estudantes, em 13 cursos de graduação e pós-graduação.
“A minha obsessão pela educação é porque a gente tem consciência de que não existe nenhum exemplo de sociedade que conseguiu avançar, progredir e melhorar de vida, sem que antes tivesse investido na educação. Portanto, a educação é a base para que tudo possa acontecer e se transformar na vida da gente, na vida de uma cidade, de um Estado, de um país”, disse o presidente.
Ao fim do discurso, Lula deixou um recado para as centenas de estudantes que lotaram a solenidade de inauguração. “Estudar é a única saída capaz de garantir que vocês possam realizar os sonhos de vocês”, finalizou.
Marcaram presença várias autoridades políticas locais, estaduais e federais. Os destaques ficaram por conta da ex-governadora e hoje deputada federal Benedita da Silva, e dos deputados federais Lindbergh Farias (PT) e Talíria Petrone (PSOL), os três muito aplaudidos. Por outro lado, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, foi bastante vaiado.
A reportagem também registrou as presenças das seguintes figuras públicas: coordenador do Ministério da Cultura no RJ, Eduardo Nascimento, deputados federais Caio Vianna (PSD), Dimas Gadelha (PT), Laura Carneiro (PSD) e Murilo Gouveia (União Brasil), deputadas estaduais Elika Takimoto (PT) e Marina do MST (PT), reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, vice-reitor da UFF, Fábio Barboza, diretora da UFF Campos, Ana Costa, reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Rosana Rodrigues, vice -reitor da UENF, Fábio Olivares, reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto de Sousa, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Marcelo Feres, secretário municipal de Agricultura, Almy Júnior, vereadores Dudu Azevedo (Republicanos) Leon Gomes (PDT), Marquinho do Transporte (PP) e Wainer Teixeira (PP), presidente da Central Única dos Trabalhadores do RJ (CUT-Rio), Sandro Cézar, coordenador geral do Sindipetro-NF e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP Brasil) Sérgio Borges e o também diretor da FUP Brasil, Tezeu Bezerra.
O post Lula destaca nova UFF Campos como espaço de sonhos apareceu primeiro em J3News.