Foto: Divulgação/ BBC News Brasil
As Forças Armadas de Israel anunciaram nesta quinta-feira (17) que mataram o principal líder do Hamas, mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023, Yahya Sinwar.
Ele era um dos principais alvos de Israel. Sinwar, que já ficou preso por 23 anos em Israel e governou dentro de Gaza, também foi o comandante do Hamas que menos tempo ficou no poder. Ele tinha assumido o comando do grupo terrorista havia pouco mais de dois meses, em substituição do então comandante, Ismail Hanyeh, assassinado por Israel no Irã.
Yahya Sinwar era o único remanescente do principal escalão à frente do Hamas. Todos morreram por ataques de Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza. Ele morreu em confronto com soldados israelenses dentro de uma residência em Rafah, na última quarta-feira (16), no sul de Gaza, onde o terrorista nasceu e cresceu.
Em pronunciamento após a morte, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou Sinwar de “destruir suas vidas”, em mensagem a moradores da Faixa de Gaza, e disse que “isso não significa que a guerra acabou”.
A caçada por Sinwar durou mais de um ano e motivou “dezenas de ações realizadas pelas Forças Armadas e pelo Shin Bet (o serviço secreto israelense)”, segundo o porta-voz do Exército de Israel, Daniel Haagari.
Fonte: G1
O post Israel informa que Exército matou líder do Hamas apareceu primeiro em J3News.