O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) inaugurou, na tarde dessa quarta-feira (10), a exposição “Entre Ossos e Urnas”, que ficará em cartaz até o próximo dia 30. A visitação acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. As visitas são guiadas por monitores do MHCG. O agendamento de grupos escolares acontece por meio do telefone (22) 98179-4455.
O acervo reúne imagens e achados das escavações no Sítio Arqueológico do Caju, localizado próximo ao Cemitério do Caju, na Avenida XV de Novembro, à margem do Rio Paraíba do Sul.
O projeto visa facilitar a compreensão de como eram e viviam os primeiros habitantes da nossa região, os indígenas Goitacá, Puris e Coroados. As escavações fazem alusão ao encontro de partes do ritual funerário, detalhando como eram feitos os enterramentos dos índios que aqui viviam.
“Acompanho o trabalho educativo desenvolvido no Museu, desde a sua inauguração, em 29 de junho de 2012. Ver a criançada se divertindo com o mágico universo da arqueologia nos mostra como a descoberta da história pode ser lúdica, facilitando o seu entendimento”, ressaltou a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos.
Segundo a coordenadora do Museu Graziela Escocard, o projeto da exposição é baseado no livro “Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju”, de Ondemar Dias e Jandira Neto.
“Uma das partes mais esperadas da exposição é dedicada às crianças, que terão a oportunidade de realizar ‘escavações’ em uma caixa de terra, simulando como é realmente uma escavação arqueológica”, detalhou.
Com informações da Secom PMCG
O post Exposição “Entre Ossos e Urnas” disponível no Museu Histórico de Campos apareceu primeiro em J3News.