O projeto é uma ação aberta às comunidades pesqueiras do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, e do município de Quissamã
Na próxima sexta, dia 9 de agosto, a comunidade pesqueira do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, RJ, terá a oportunidade de participar da Expo Mar Atento. O evento, aberto ao público da pesca artesanal local, visa engajar pescadores e familiares, apresentando equipamentos e técnicas de resposta à emergência. A Expo terá como atrações uma mostra fotográfica, um cine espaço e maquetes interativas. Na ocasião, a comunidade de pesca poderá se inscrever para participar da etapa de capacitação do Mar Atento. As inscrições também poderão ser realizadas, excepcionalmente, no dia 8/8, em Barra do Furado, no município de Quissamã. As vagas são limitadas.
A iniciativa faz parte do projeto Mar Atento, fruto da parceria entre a Shell Brasil e a Equinor, com o apoio da Vast Infraestrutura e PRIO, que engaja e capacita pescadores para atuarem em incidentes com derramamento de óleo no mar, a fim de reforçar a segurança e a proteção de ambientes marinho e costeiro.
“Para a Shell Brasil é fundamental manter contato próximo e capacitar as comunidades locais, que são extremamente vulneráveis a qualquer impacto nos ambientes marinho e costeiro, para que elas estejam preparadas a apoiar ações de resposta a emergência na costa. Além disso, o projeto permite que tenhamos um cadastro atualizado de embarcações pesqueiras que oportunamente possam ser contratadas para apoio em eventuais incidentes”, destaca Suely Ortega, consultora sênior de Performance Social da Shell Brasil.
Capacitação dos pescadores
A capacitação, que vai ocorrer em outubro, dura cerca de quatro horas, inclui atividades teóricas e práticas sobre técnicas de recolhimento de óleo, limpeza de costa e manejo de animais oleados. Os participantes receberão um certificado ao final do curso.
Projeto Mar Atento
Desde 2017, o projeto já foi realizado em seis municípios da Bacia de Campos, sendo três no Espírito Santo, nas cidades de Marataízes, Anchieta e Itapemirim, e três no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. A iniciativa já treinou quase 300 pescadores e teve mais de 90 embarcações cadastradas. O Mar Atento é um projeto de cunho social voluntário, ou seja, não faz parte da obrigação do licenciamento ambiental relacionada às atividades offshore das empresas.
Serviço:
Campos dos Goytacazes, RJ
Data: 9 de agosto de 2024
Local: Clube da Melhor Idade, em frente à Colônia de Pescadores Z-19, Farol de São Thomé
Horário: 14h às 20h