Estado do RJ tem uma das menores participações femininas no Legislativo Municipal

Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes – Foto: Josh

A participação política das mulheres no Rio de Janeiro é uma das mais baixas no cenário nacional. Uma pesquisa recém-publicada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostrou que, no Brasil, mulheres foram eleitas para 16% das vagas nas casas legislativas municipais no último pleito, enquanto, no Rio de Janeiro, esse índice foi de 9,1%. Em Campos dos Goytacazes, por exemplo, nenhuma mulher ocupa uma das 25 cadeiras no Legislativo Municipal.

Para discutir esse e outros desafios das mulheres na política no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) promoverá na sexta-feira (23), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ), o Seminário Participação Política das Mulheres. O evento começará às 16h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

O seminário reunirá gestoras, conselheiras, pesquisadoras, servidoras públicas e mulheres na política para um debate que visa criar estratégias que fortaleçam a presença das mulheres no cenário político fluminense, um fator primordial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Esse será um espaço importante de debate sobre a representatividade política das mulheres e sobre como reduzir as desigualdades entre homens e mulheres nesse campo. O evento tratará de questões-chave para o avanço da participação das mulheres, como o financiamento das campanhas femininas e a importância das mídias digitais, atualmente. Contaremos com especialistas e acadêmicas das respectivas áreas debatendo as temáticas”, explicou a secretária de Estado da Mulher e presidente do CEDIM-RJ, Heloisa Aguiar.

Elas são a maioria, mas estão sub-representadas

Embora a população eleitoral brasileira seja composta por 52% de eleitoras, foram registradas no último pleito municipal de 2020, 33% de candidaturas femininas, e menos da metade foram eleitas (16%). Quando se trata de reeleição, o número é ainda menor. Somente 12% conseguem obter um novo mandato.

A superintendente de Articulação Institucional da SEM-RJ e conselheira do CEDIM-RJ, Aline Inglez, destaca que ter mais mulheres no legislativo municipal é muito importante para criação, aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas.

“As mulheres são maioria da população no país, e essa diferença é ainda maior no Rio de Janeiro. Precisamos estimular e apoiar a ampliação da ocupação dos espaços de poder pelas mulheres e, no campo da política, precisamos garantir a segurança das mulheres que decidem ocupar esses espaços. Quanto mais mulheres na política, mais políticas para mulheres serão formuladas e implementadas em nosso estado também”, afirmou Aline Inglez.

Fonte: Secom/RJ

O post Estado do RJ tem uma das menores participações femininas no Legislativo Municipal apareceu primeiro em J3News.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!