Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) entraram na Uerj na tarde desta sexta-feira (20) e retiraram os estudantes que ocupavam a universidade. A ação foi realizada seguindo decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, que determinava a reintegração de posse no local.
Após a entrada, houve confronto e a PM utilizou bombas de efeito moral. Durante o ato, o deputado federal Glauber Braga (PSOL) acabou detido, assim como três estudantes. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.
Estudantes fazem protestos e ocupam espaços da Uerj desde julho por conta de cortes de benefícios e mudanças de requisitos para obter bolsas estudantis na universidade.
A juíza Luciana Losada havia determinado na última terça-feira (19) prazo de 24 horas para que a reitoria e as salas fossem desocupadas, com o intuito de que as atividades pudessem ser retomadas.
Com a ação de desocupação feita pela PM, o parlamentar Glauber Braga foi ao local para dar apoio aos alunos e ajudar nas negociações com a Polícia.
“É no final das contas a ampliação do que já está colocado como arbitrariedade consolidada. Não é possível isso”, declarou Glauber, já detido pela PM, em vídeo divulgado nas suas redes sociais.
O post Deputado federal Glauber Braga é detido em desocupação da Uerj apareceu primeiro em J3News.