Projeto prioriza mulheres em vulnerabilidade social e apoia o empreendedorismo feminino
Entre os dias 14 e 25 de outubro de 2024, a cidade de Campos de Goytacazes recebe o projeto Culinária Sustentável, que traz oficinas gratuitas de culinária sustentável e atividades culturais para alunos da rede pública municipal. Com realização da NTICS Projetos e patrocínio da Ferroport, o programa oferece oficinas gratuitas para cerca de 720 mulheres. O projeto, que tem atividades no espaço cultural do CRAS – Praça Céu, fortalece os pilares da luta contra a fome no Brasil, levando capacitação sobre o tema e estimulando o empreendedorismo, buscando orientar e melhorar a relação do ser humano com a produção responsável de alimentos.
“Este projeto atua diretamente com a população da cidade, considerando todos aqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos culinários. Já as crianças do ensino infantil e fundamental terão em suas escolas apresentações de teatro e atividades culturais que estimulam os hábitos saudáveis. Se por um lado as crianças aprendem de forma lúdica, os adultos participantes das oficinas vão aprender de forma prática, passando por técnicas que podem promover uma emancipação social por meio da geração de renda”, revela Ana Xavier, CEO e Diretora de Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos.
Atendendo principalmente mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Culinária Sustentável oferece oficinas práticas que orientam desde o planejamento de compra, preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, o consumo correto e até noções de empreendedorismo para geração de renda. Durante três horas, as alunas aprendem a produção de três receitas práticas e sustentáveis e têm acesso a um material de apoio que conta com avental e cartilha do aluno. Ao final, elas recebem um certificado pelas horas de participação. No decorrer do projeto, as alunas são convidadas a compartilhar um pouco de suas experiências enviando receitas sustentáveis que serão selecionadas e apresentadas em um livro que ficará disponível para todos da comunidade. Durante as oficinas, as alunas também participam de um sorteio cujo prêmio é um jogo de panelas para que possam continuar cozinhando em casa.
Entre os dias 28 e 29 de outubro, o projeto realiza apresentações teatrais na escola Municipal Ataíde Dias, no Parque Santa Rosa. Buscando incentivar a produção e o consumo de arte pelos estudantes, alunos do ensino infantil e fundamental assistem à peça O jardim encantado dos hábitos saudáveis. Cerca de 150 professores também devem participar de uma palestra virtual com o título Como a arte pode ser ensinada nas escolas, que busca incentivá-los a fazer uso da arte no cotidiano da sala de aula.
“Cuidar uns dos outros faz parte da Essência da Ferroport e, por isso, acreditamos que devemos disseminá-la para promover impacto positivo dentro e fora da companhia. Promover a capacitação de mulheres, levando conhecimento prático, pode incentivá-las a buscar maior independência e emancipação. Da mesma forma, ao levar projetos educativos e artísticos para as escolas, ajudamos a implementar nos alunos ideias que fortalecem o bem-estar social das comunidades onde estamos presentes”, completa Felipe Araújo, da área de Responsabilidade Social Corporativa da Ferroport”, completa Felipe Araújo, da área de Responsabilidade Social Corporativa da Ferroport.