Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (17), foi aprovada a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano. O projeto aceito celebra um acordo entre os grupos do jogador Felipe Melo e do Boston City para comandar a gestão de futebol do Glorioso. A informação foi divulgada em primeira mão pelo site Rádio Via 5 e confirmada pela reportagem do J3News.
Ainda não há confirmação, mas a tendência é que o novo grupo gestor fique com 90% da administração esportiva do Alvinegro, enquanto o clube associativo tenha apenas 10% de participação nesta área.
O Boston City é um clube fundado no ano de 2015 em Boston, nos Estados Unidos, pelo empresário brasileiro Ricardo Valentim. Ele está nos EUA há 25 anos, onde é dono de uma rede de restaurantes. Em 2018, Valentim decidiu fundar o Boston City FC, na sua cidade natal: Manhaçu, em Minas Gerais.
A equipe disputa a 2ª divisão mineira com boas campanhas recentes, e inaugurou em 2023 o seu Centro de Desenvolvimento de Talentos, com capacidade para 120 atletas, nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20.
Agora, a empresa aposta no Americano como seu novo investimento forte no futebol nacional. O grupo Boston City trouxe a última grande proposta para adquirir a SAF do Cano e em seguida acabou selando acordo com quem havia feito outra proposta anunciada anteriormente: a empresa capitaneada pelo atleta Felipe Melo, campeão da Libertadores da América por Palmeiras e Fluminense.
A junção dos dois grupos deve definir em breve os nomes dos profissionais que terão a missão de gerir o futebol do clube campista. O projeto foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e novidades podem surgir nos próximos dias.
O Americano disputa em 2025 a Série A2, que dá vaga ao campeão para a elite do futebol carioca, e a Copa Rio, que leva campeão e vice para competições nacionais (Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro).
Em 2024, sob a gestão de Tolentino Reis, o Glorioso brigou até a última rodada para evitar o rebaixamento à 3ª divisão estadual. Apesar da campanha surpreendentemente negativa, com apenas uma vitória em 11 jogos, o Cano conseguiu se salvar.
Questões internas também chamaram atenção de forma negativa em 2024, como dificuldades financeiras para tocar o futebol, briga com nomes fortes do estafe do clube e saídas de dirigentes.
O post Americano aprova SAF, com Felipe Melo e Boston City juntos na gestão esportiva apareceu primeiro em J3News.