Vitamina D pode oferecer melhor imunidade contra o câncer, aponta estudo

A vitamina D pode ser uma poderosa aliada na luta contra o câncer! Um estudo pré-clínico feito em ratos mostrou que ela pode estimular o crescimento de uma bactéria ‘boa’ no intestino chamada Bacteroides fragilis, que melhora a resposta do sistema imunológico à doença.

A descoberta foi publicada na revista Science e surpreendeu os cientistas, que agora buscam entender melhor como a vitamina D influencia o microbioma intestinal e se o efeito é o mesmo em humanos. 

“Isso poderá um dia ser importante para o tratamento do câncer em humanos, mas não sabemos como e por que a vitamina D tem esse efeito através do microbioma. É necessário mais trabalho antes de podermos dizer conclusivamente”, explicou o autor sênior do estudo, Caetano Reis e Sousa em comunicado. 

Os testes em ratos 

O estudo foi conduzido pela equipe do Instituto Francis Crick, do Instituto Nacional do Câncer, dos Institutos Nacionais de Saúde e da Universidade de Aalborg, na Dinamarca. 

Para investigar se a bactéria isoladamente poderia fortalecer a imunidade contra o câncer, eles usaram ratos transplantados com células cancerígenas e separaram os animais em dois grupos.

Um recebeu uma dieta padrão, porém suplementada com Bacteroides fragilis, o que resultou em uma melhoria na resposta imunológica.

Já os ratos submetidos a uma dieta carente em vitamina D não conseguiram conter o crescimento do tumor.

Como a vitamina D poderia ajudar?  

Para você entender melhor, o nosso sistema imunológico funciona como um exército que protege nosso corpo contra o câncer. 

Às vezes, ele precisa de ajuda extra, e é aí que entram os inibidores do ponto de controle, um tipo de remédio. 

Eles ajudam as células de defesa do nosso corpo, chamadas células T assassinas, a atacar as células cancerígenas. 

Em 2018, estudos mostraram que o tipo de bactérias no intestino das pessoas pode afetar a eficácia desses remédios.

Agora, este novo estudo sugere que a vitamina D em nosso intestino pode influenciar quais bactérias estão lá e, por sua vez, ajudar as células T a combater o câncer. 

Leia mais notícia boa

Vacina contra câncer de pele começa a ser testada em humanos; Brasil vai participar Vacina contra câncer de pâncreas tem bom resultados em testes nos EUANovo tratamento inovador contra câncer de tireoide evita cirurgia invasiva

Mais evidências 

Outros estudos, sem resultados definitivos, examinaram dados de 1,5 milhões de pessoas na Dinamarca. 

Eles encontraram uma conexão entre níveis baixos de vitamina D e um aumento no risco de câncer.

Uma análise separada de pessoas com câncer sugeriu que aqueles com níveis mais altos de vitamina D eram mais propensos a responder bem aos tratamentos que usam o sistema imunológico contra o câncer.

O desafio 

Segundo Evangelos Giampazolias, outro autor do estudo, uma questão-chave que querem responder é como exatamente a vitamina D ajuda um microbioma ‘bom’. 

“Se pudermos responder a isto, poderemos descobrir novas formas pelas quais o microbioma influencia o sistema imunitário, oferecendo potencialmente possibilidades excitantes na prevenção ou tratamento do cancro”, disse Evangelos

Suplementação 

A relação entre os níveis de vitamina D e o risco de câncer ainda não é conclusiva, mas todo mundo sabe que a falta dela pode levar a outros  problemas de saúde.

A maioria das pessoas consegue produzir a quantidade suficiente de vitamina ao passar curtos períodos sob o sol ou com dieta. 

No caso de suplementos, Caetano Reis e Sousa recomenda sempre consultar um médico, mesmo se souberem que têm deficiência. 

Para acessar a publicação do estudo é só clicar aqui.

O estudo pré-clínico tem potencial promissor, mas para aplicação da técnica em humanos ainda é necessário mais pesquisas. – Foto: Yuriy Seleznev

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!