Tem sete brasileiros cotados na lista de escolha do novo Papa, o sucessor do papa Francisco, que deve ocorrer em, no máximo, 20 dias, seguindo a tradição. Esses cardeais do Brasil estão na lista do Vaticano para participar do Conclave – responsável pela eleição para a escolha do novo pontífice. Será que depois de um argentino teremos um papa brasileiro?
Pelas regras da Igreja Católica Apostólica Romana, apenas os cardeais abaixo dos 80 anos podem votar. O único cardeal brasileiro excluído da lista é Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, SP, que tem 88 anos.
O Conclave, também chamado de Colégio de Cardeais, é formado por 180 nomes, dos quais apenas 120 são selecionados pelo Cardeal Camerlengo – que responde na ausência do papa. Portanto, nem todos os sete brasileiros podem ser escolhidos para votar.
Veja quem são os cardeais brasileiros cotados:
Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anosJaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anosOdilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anosOrani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anosPaulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anosJoão Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anosLeonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos
Leia mais sobre o Papa
Papa Francisco, o bom humor que cativou milhões de pessoasÚltimo pedido do Papa Francisco, horas antes de partir10 frases do Papa Francisco para ninguém esquecerO Papa da Paz, é assim que Francisco será lembrado para sempre; veja homenagens
Como funciona o Conclave
Durante o Conclave, os cardeais são mantidos isolados do mundo exterior, no interior da Capela Sistina, em Roma.
Também é vedado a eles o direito ao contato com pessoas de fora daquele ambiente, incluindo parentes e amigos, até que o novo papa seja eleito.
A votação é secreta, em geral, e ocorre em quatro etapas: duas pela manhã, a mesma quantidade à tarde. No caso de Francisco, a eleição levou apenas um dia. Os cardeais entraram no dia 12 e dia 13, o argentino estava eleito.
A cor da fumaça
Após cada votação, as cédulas são queimadas numa fornalha.
Se a fumaça for escura é porque não houve consenso.
Se for branca, o papa foi escolhido.
Para ser eleito, são necessários dois terços dos votos.
Veja os brasileiros cotados na lista do novo Papa:
Na lista do Vaticano para o Conclave estão os cardeais brasileiros Sérgio da Rocha (E), Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, e Jaime Spengler (D), presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre. Foto: CNBB Os cardeais brasileiros Odilo Scherer (E), arcebispo de São Paulo, e Orani Tempesta (D), arcebispo do Rio de Janeiro, estão na lista do Vaticano como aptos para o Conclave no Vaticano. Foto: CNBB Estão na lista do Vaticano para integrar o Conclave: os cardeais brasileiros Paulo Cezar Costa (E), arcebispo de Brasília; João Braz de Aviz ( C ), arcebispo emérito de Brasília, e Leonardo Ulrich Steiner (D), arcebispo de Manaus. Foto: CNBB