Rotina|Atrasos e escassez de horários são queixas frequentes (Foto: Josh)
A Prefeitura de Campos prepara uma reformulação no transporte público para 2025. A virada de chave será possível através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai destinar R$ 540 milhões para renovação de toda a frota do município. Serão adquiridos 354 veículos, sendo 106 ônibus elétricos e 248 ônibus Euro 6. A verba será financiada pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o governo municipal, neste novo sistema, as vans serão tiradas de circulação e substituídas por micro-ônibus. Eles vão trafegar nos distritos de localidades, levando os usuários até as estações de integração. A área central ficará apenas por conta dos ônibus. O formato é semelhante ao que a gestão Rafael Diniz chegou a implantar anos atrás.
A diferença é que as vans agora darão lugar a micro-ônibus, com os permissionários (hoje responsáveis pelas vans), também fazendo essa transição, para trabalhar em conjunto com as concessionárias, que seguirão administrando os ônibus.
“O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informa que os permissionários de vans não serão retirados de circulação. Eles atuarão em conjunto com o sistema de integração nas estações, cujas obras seguem em andamento”, destaca a nota.
Questionada pelo J3, a Prefeitura ressaltou, ainda, que os operadores do transporte público serão contemplados com os novos veículos, por meio de financiamento junto ao município.
“Serão descontados os valores das parcelas dos operadores dos recebíveis que serão advindos da bilhetagem eletrônica”, acrescenta a Prefeitura.
Prazo
O prefeito Wladimir Garotinho anunciou no início do mês de maio que a verba destinada pelo PAC será direcionada dessa forma. Até o momento, Campos aguarda a liberação do recurso por parte da Caixa. A expectativa, segundo o Município, é de que seja destinado ainda neste segundo semestre, com a reformulação do sistema prevista para o primeiro semestre do ano que vem.
“O município está em formalização dos procedimentos para celebração do financiamento. Os procedimentos de assinatura com a Caixa e licitação poderão ocorrer neste segundo semestre, com previsão de renovação da frota no primeiro semestre do próximo ano”, afirma a gestão municipal.
Desta forma, a renovação e ampliação de 100% da frota do transporte municipal estão previstas para serem concluídas em um prazo de até 12 meses. Sobre a forma de financiamento junto às concessionárias e permissionárias, a Prefeitura enfatiza que será feito posteriormente um planejamento.
“O IMTT destaca que os valores de cada veículo a serem compensados do financiamento serão definidos depois, com a operação que está sendo formalizada com a Caixa, pois há prazos diferentes para cada modelo. Sendo assim, será feita uma previsão estimada de transações e, em seguida, pactuar com ambos operadores (permissionários e concessionárias)”, pontua a nota.
Usuários reclamam das condições do transporte público
O transporte de Campos é alvo de queixas frequentes ano após ano. Falta de estrutura, poucos veículos disponíveis e horários escassos estão entre as reclamações. Como relata a empregada doméstica Cristiane Santos.
“Uso transporte público há 30 anos. E só piora a cada ano. A qualidade está péssima. Moro no Parque Guarus e as dificuldades aqui são grandes. Tem poucos ônibus no bairro, passam quase de hora em hora. Meu horário de entrada no trabalho é 8h. Se eu perder o ônibus que passa por volta das 7h20, não tem outro que eu possa pegar no bairro e chegar ao Centro na hora que preciso. Para quem trabalha à noite, também é um problema. O último ônibus tem saído do terminal por volta das 20h30. Minha sobrinha trabalhava ate às 22h30 até pouco tempo. Tinha que dividir carro por aplicativo com outras colegas de trabalho, porque não tem ônibus nesse horário”, relata.
A empreendedora Ingrid Brandão é moradora do distrito de Travessão, na região Norte do município. Por lá, as queixas também são recorrentes, em especial pela falta de horários na parte da noite.
“Tem vans com uma boa frequência durante o dia para Travessão, porém estão sempre cheias. E à noite, se torna precário e perigoso tanto para sair quanto para sair de Travessão, quanto para ir do centro para o distrito. Até tem vans do centro para lá. Uma 19h, depois 20h30 e 21h20. Depois, a gente não consegue condução para lá mais. Fim de semana é mais difícil. Aos domingos, por exemplo, o último horário teoricamente é 21h, mas é incerto. Às vezes sai do centro mais cedo e a gente acaba perdendo”, comenta.
Em nota, o IMTT se pronunciou sobre as reclamações e respondeu que IMTT vem ajustando os horários para melhor atender a população e organizando, ao longo do dia com a disponibilidade de veículos dos operadores para reduzir os intervalos nos horários de pico.
“O sistema de transporte no município irá melhorar com a renovação e ampliação da frota através do projeto do PAC, ao qual Campos foi contemplado, e que está em vias de formalização”, acrescentou o órgão.
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