Confira a seguir o resumo da novela Terra Nostra (de 16/02 a 28/02/2026) e saiba tudo sobre os principais desdobramentos da história.
Confira o resumo dos capítulos de Terra Nostra (Imagem: Divulgação / Globo)
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama conta com as performances de Thiago Lacerda, Ana Paula Arósio, Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Antonio Fagundes, Débora Duarte, Ângela Vieira e Marcello Antony.
Capítulo 137 – segunda-feira, 16 de fevereiro
Rosana acredita nos argumentos de Matheu e opta por não se juntar a eles. Juvenal observa tudo, prestando atenção especial na ligação entre Juliana e o menino. Gumercindo insiste para que Matheu fique para almoçar. Rosana se enfurece ao descobrir que Juliana se deu bem com Marinho.
Matheu mais uma vez almoça com Juliana, sem coragem de contar que já tinha comido na mansão. Augusto decide retornar a São Paulo, ai Angélica resolve que Florinda será a empregada de sua mãe. Marco divide suas preocupações com o pai, pois a mãe está muito diferente.
Janete questiona Josué se ele deseja viver com ela e nunca mais ser cocheiro. Florinda não se deixa enganar pelas palavras de Augusto. Francesco aceita a oferta de Janete, que comemora com Josué.
Capítulo 138 – terça-feira, 17 de fevereiro
Anacleto e Inêz ficam desolados ao saber que não mudarão para a mansão. Na casa de Gumercindo, todos estão contentes com Florinda, que só recebe elogios. Damião não aprova a ideia de voltar a trabalhar em uma fazenda, como está pensando Antenor.
Luiza visita o quarto de Josué e percebe que está vazio, criando intrigas com Marco Antônio. Josué se esconde debaixo da cama quando o filho bate à porta de Janete. Amadeo, Toninho e Hortência celebram a venda dos armazéns. Matheu se encontra sem opções de trabalho.
Francesco fica apavorado com as suposições de Marco Antônio. Dolores sugere que a filha não entregue todo seu dinheiro a Amadeo, que escuta tudo. Januário se complica ao não reconhecer a arma do crime.
Capítulo 139 – quarta-feira, 18 de fevereiro
Heriberto indaga: a quem ele está protegendo? Marco Antônio sugere que sua mãe se mude para sua casa, mas ela é clara: deseja viver sozinha. Mesmo assim, ele insiste que ela vá para a residência que construiu. Luíza orienta Josué a ter cuidado com Marco. Francesco provoca Anacleto, que se irrita.
Matheu e Juliana ignoram a presença de Amadeo. Gumercindo formula planos para trazer Angélica para São Paulo. Marco Antônio se surpreende com a confissão da mãe sobre estar apaixonada pelo cocheiro.
Na manhã seguinte, Janete choca as criadas ao convidar Josué a sentar-se à mesa. Francesco expressa incredulidade ao ouvir Marco relatar tudo o que está acontecendo na mansão dos Magliano.
Capítulo 140 – quinta-feira, 19 de fevereiro
Francesco recomenda ao filho que permita que a mãe viva como desejar. Matheu, desalentado, busca emprego. Josué e Janete visitam a mansão de Marco Antônio, onde irão residir. Bartolo e Leonora encontram Angélica. Mariana conversa com as freiras. Augusto teme pelo dinheiro que Gumercindo investiu na casa bancária.
Marco e Francesco se dispõem a investigar o passado do cocheiro. Dolores lamenta a morte de Juanito; Matheus observa que ninguém teve coragem de vê-lo no caixão.
Amadeo chega e ignora o ex-sócio. Mariana mantém um ar enigmático ao falar da morte de Juanito. Luíza espalha rumores, e Marco se surpreende: Josué tomou café e almoçou à mesa com Janete.
Capítulo 141 – sexta-feira, 20 de fevereiro
Marco Antônio veta Janete de permitir que Josué passe a noite em casa, enquanto ele estiver morando lá. Janete vai para o quarto do cocheiro. Bartolo e Leonora dançam em uma festa que a colônia organizou para eles. Naná aceita dinheiro que Tiziu e José Alceu conseguiram.
Angélica está preocupada com a crise e como prestará contas aos colonos. Matheu visita o filho e Rosana informa que não quer mais que Juliana saia com Marinho. Augusto pede a Gumercindo que convença Angélica a vender as fazendas que herdaram. Marco Antônio se instala em um hotel e lança um olhar de desprezo para Josué.
Janete manda que as empregadas levem todas as coisas do cocheiro para o quarto dela. Josué impede que as criadas mexam em seus pertences, permitindo apenas que peguem roupas.
Capítulo 142 – sábado, 21 de fevereiro
Marco Antônio se hospeda em um hotel da cidade. Francesco informa que será por pouco tempo: quando ele se mudar para a mansão, o filho o acompanhará. Anacleto passa o tempo jogando dominó na praça. Heriberto faz perguntas a Dolores sobre Amadeo. Toninho e Amadeo se preocupam com a visita do delegado.
Marco Antônio vai à fábrica para visitar Aninha. Amadeo guarda documentos importantes em um cofre. Januário acaba confessando que Toninho e Amadeo lhe deram dinheiro e que um deles é o assassino.
Janete estranha saber que Josué foi um jogador, mas ele se recusa a compartilhar seu passado. Anacleto fica furioso ao descobrir que Marco Antônio vai residir na mansão. Um policial chega à pensão para levar Amadeo à delegacia.
Capítulo 143 – segunda-feira, 23 de fevereiro
Francesco aconselha o filho a deixar que a mãe viva como quiser. Matheu, desanimado, procura emprego. Josué e Janete conhecem a mansão de Marco Antônio, onde vão morar.
Bartolo e Leonora visitam Angélica. Mariana conversa com as freiras. Augusto teme pelo dinheiro que Gumercindo aplicou na casa bancária. Marco e Francesco querem investigar o passado do cocheiro.
Dolores lamenta a morte de Juanito; Matheus comenta que ninguém teve coragem de vê-lo no caixão. Amadeo chega e nem cumprimenta o ex-sócio.
Mariana mantém um ar misterioso quando fala da morte de Juanito. Luíza faz fofoca e Marco fica abismado: Josué tomou café e almoçou à mesa com Janete.
Capítulo 144 – terça-feira, 24 de fevereiro
Marco Antônio proíbe Janete de colocar Josué dormindo dentro de casa, enquanto ele estiver lá morando. Janete vai para o quarto do cocheiro. Bartolo e Leonora dançam na festa que a colônia preparou para eles.
Naná aceita dinheiro que Tiziu e José Alceu ganharam. Angélica está preocupada com a crise e como vai prestar contas aos colonos. Matheu vai visitar o filho e Rosana avisa que não quer mais que Juliana saia junto com Marinho.
Augusto pede que Gumercindo convença Angélica a vender as fazendas que herdaram. Marco Antônio se muda para um hotel e lança um olhar de ódio para Josué.
Janete manda as empregadas levarem tudo do cocheiro para o quarto dela. Josué não deixa que as empregadas mexam em muitas coisas dele, somente as roupas.
Capítulo 145 – quarta-feira, 25 de fevereiro
Marco Antônio se hospeda num hotel da cidade. Francesco avisa que será por pouco tempo: quando ele se mudar para a mansão, o filho vai junto. Anacleto mata o tempo jogando dominó na praça.
Heriberto faz perguntas a Dolores sobre Amadeo. Toninho e Amadeo se preocupam com a visita do delegado. Marco Antônio vai à fábrica para ver Aninha.
Amadeo guarda documentos importantes num cofre. Januário acaba confessando que Toninho e Amadeo deram dinheiro para ele e que um deles é o assassino.
Janete estranha Josué saber que seu pai era um jogador, mas ele se recusa a falar sobre o passado dele. Anacleto fica possesso ao saber que Marco Antônio vai morar na mansão. Policial chega à pnsão para levar Amadeo para a elegacia.
Capítulo 146 – quinta-feira, 26 de fevereiro
Hortência fica aflita e Toninho decide ir junto à delegacia. Gumercindo parte para a fazenda. Heriberto pressiona Amadeo e Toninho.
Hortência quase desmaia ao saber que Amadeo ficou detido para averiguações, Francesco se assusta com a notícia: mais dois bancos “quebraram”.
Operários na fila por um emprego pensam que Matheu é anarquista. Paola acata sugestão de uma empregada e decide diminuir a jornada de trabalho para não mandar ninguém embora.
Gumercindo sugere que Angélica vá morar em São Paulo. Amadeo tranquiliza Hortência. Maria do Socorro se preocupa com os problemas econômicos e teme pela fortuna de Gumercindo.
Capítulo 147 – sexta-feira, 27 de fevereiro
Juliana sugere que Amadeo ajude Hortência. Anacleto conversa com outro italiano que está montando uma farmácia. Francesco se reúne com os sócios.
Marco Antônio sugere que as fábricas peçam falência para que eles preservem a casa bancária. Augusto faz discurso inflamado contra a política econômica de Campos Salles.
Francesco e Marco Antônio encontram-se no restaurante com Janete e Josué. O filho retira-se, injuriado. Amadeo pede ajuda a Matheu para que ele toque as obras dos sobradinhos.
Capítulo 15 – sábado, 28 de fevereiro
Naná tem esperanças de que Damião consiga emprego com Francesco. Josué sugere a Janete que contratem um cocheiro. Todos se preocupam com a eventual quebra do banco do qual Gumercindo é sócio.
Janete vai embora da mansão levando suas roupas de cama e as empregadas. Francesco recontrata Damião como seu cocheiro. Tiziu ajuda a fazer a mudança; Francesco e Paola entram na nova casa.
Anacleto insiste com Inêz: Francesco tem vergonha deles. Os colonos procuram Angélica para fazer uma proposta, pois não querem trabalhar de graça.
O post Resumo de Terra Nostra: tudo sobre a novela de 16/02 a 28/02/2026 apareceu primeiro em RD1.




