Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes; veja como usar

Uma nova funcionalidade lançada pela Receita Federal vai ajudar a proteger o CPF dos brasileiros contra golpes. A ferramenta é gratuita e pode evitar uma série de dores de cabeça!

Chamada de “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”, a iniciativa vem, principalmente, para impedir que criminosos incluam o CPF de cidadãos no quadro de empresas ou sociedades, que acabam virando “laranjas” de quadrilhas sem saber.

A adesão é fácil, para acessar o Portal Nacional da Redesim ou os Serviços Digitais da Receita Federal e autorizar a funcionalidade. Para isso, é preciso ter uma conta no gov.br. Veja o passo a passo abaixo!

Golpes com sociedades

Um dos golpes aplicados por criminosos no Brasil é a inserção do CPF de vítimas em sociedades e empresas.

Assim, os golpistas abrem empresas falsificando assinaturas e utilizando CPFs que são regulares, mas sem que os verdadeiros donos saibam.

Esse tipo de golpe, onde a pessoa é feita de laranja, dá um grande trabalho para ser resolvido. Caso você caia nessa armação, será preciso uma longa fila de documentos para comprovar a veracidade, ou não, da abertura da empresa.

Agora, com a nova funcionalidade da Receita Federal, esse transtorno deve acabar.

Proteger CPF

Selecionando a opção de proteger o CPF cidadão impede, em todo o território nacional, que o seu CPF seja incluído em negócio sem que ele saiba.

Além disso, a ferramenta também abrange os órgãos registrados como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, OAB, além daqueles tipos jurídicos, como o Inova Simples e o Microempreendedor Individual.

Veja o passo a passo de como ativar a proteção para seu CPF:

Acesse o Portal Nacional da Redesim ou, se preferir, o canal de Serviços Digitais da Receita Federal;Faça o login utilizando os dados da conta GOV.BR (se você não tem uma, veja abaixo como criar);Agora procure por “Proteger meu CPF” e selecione a opção.

Pronto, feito isso, seu CPF já está protegido contra golpes. Caso, no futuro, você mude de ideia e queira abrir uma empresa, é só desabilitar o campo novamente.

Leia mais notícia boa

Nova Lei do CPF entra em vigor. Veja o que acontece com outros documentosVeja se seu CPF está sendo usado por golpistas e como se protegerCPF, CNH, RG, CTPS: Veja como instalar documentos digitais no seu celular

Conta GOV.BR

Se você ainda não tem uma conta no GOV.BR, o portal de serviços do Governo, saiba agora como criar uma.

Entre no site do GOV.BR ou aplicativo;

Caso esteja no aplicativo, clique em “Entrar com GOV.BR”, se estiver no site, clique em “Criar conta GOV.BR”.Digite o seu CPF e comece a seguir os passos para a criação da conta. Será preciso informar uma série de dados, ou seja, tenha os documentos em mãos.

Com a conta criada, é só usufruir de uma série de serviços gratuitos disponíveis para você, sem precisar sair de casa e pegar filas!

Com o CPF protegido, os cidadãos evitam cair em golpes de empresas e sociedades. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil).

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!