A corrida das gigantes da tecnologia pelo domínio da inteligência artificial começou a impactar o cronograma e o bolso de quem joga videogame.
Empresas como Google, Meta e Microsoft estão comprando volumes massivos de memória RAM para seus centros de dados de IA, o que gerou uma escassez global e elevou os custos de produção de hardware em todo o mundo.
PlayStation 6 deve demorar mais para chegar
O lançamento do PlayStation 6 deve ser empurrado para mais longe devido a essa falta de componentes. Embora documentos anteriores sugerissem a chegada do console para 2027, novos relatos indicam que a Sony agora trabalha com os anos de 2028 ou 2029.
Leia mais:
Próximo Xbox pode chegar antes do que se pensava, sugere CEO da AMD
Switch faz história e bate marca recorde na Nintendo
PlayStation 6 pode atrasar com alta no preço da memória RAM
A mudança mexe com a estratégia da empresa de manter os usuários ativos entre as gerações, considerando que o PS5 saiu em 2020, que chegou ao mercado 7 anos após o PlayStation 4 de 2013. O intervalo, portanto, não deve ser repetido para a próxima geração, que deve demorar mais para chegar às lojas.
Nintendo Switch 2 pode ficar mais caro
A Nintendo também avalia repassar os custos para o consumidor. Após o lançamento do Switch 2 em 2025, a companhia estuda aumentar o preço do console ainda em 2026.
O presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, afirmou que a permanência da falta de peças no próximo ano fiscal (que começa em abril de 2026 no Japão) obrigaria a revisão dos valores praticados atualmente.
Lançado em junho de 2025, o Switch 2 chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 450, o que já foi considerado um preço elevado. Por aqui, ele chegou custando a partir de R$ 4.500. Não está claro ainda quanto deve ser o reajuste do console, caso ele seja confirmado.
Microsoft e Valve também são afetadas pela crise
Outras fabricantes seguem o mesmo caminho de atrasos e reajustes. A Valve adiou suas Steam Machines pela dificuldade em conseguir memórias e unidades de armazenamento.
Inicialmente prometidas para o começo de 2026, a linha de consoles e acessórios da empresa agora deve chegar mais perto do meio do ano, ainda sem preço confirmado.
Já a Microsoft planeja subir novamente os preços do Xbox Series X/S para compensar o encarecimento da produção causado pela alta demanda da indústria de IA por semicondutores.
Ainda não está claro se a crise afetará de alguma maneira o próximo console da linha, que a Microsoft já confirmou estar em desenvolvimento, enquanto a AMD “entregou” o lançamento para 2027.
O post PS6 mais tarde, Switch 2 mais caro: como a crise de RAM pode afetar os games apareceu primeiro em Olhar Digital.




