Nesta terça-feira (30), uma prévia do laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro descartou a presença de saxitoxina em amostras colhidas da água do Rio Paraíba do Sul, que abastece o município de Campos dos Goytacazes. A análise atende a uma ação do Ministério Público que, junto a pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense, manifestaram preocupação com cianobactérias presentes na água. O MPRJ e a Uenf seguem acompanhando a análise da UFRJ em relação à água distribuída.
Nos últimos dias, a condição e a qualidade da água potável são motivos de queixas e reclamações de moradores de vários bairros de Campos. Gosto e odor de mofo e terra na água foram relatados. O tom esverdeado da água do Rio Paraíba do Sul em alguns trechos chama à atenção de pesquisadores e da população. Na última sexta-feira (26), uma análise do laboratório da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro apontou cianobactérias na água, após solicitação do Ministério Público.
A substância geosmina pode conferir gosto e odor de mofo e terra à água, segundo pesquisadores. A saxitoxina gera preocupação por conta dos possíveis efeitos em animais e humanos. De acordo com o diretor do Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Siqueira, a qualidade da água distribuída a partir da captação do Rio Paraíba do Sul e afluentes requer atenção:
“A qualidade da água começou a ficar pior no Rio Pomba (Minas Gerais), como sempre acontece todo ano neste período, quando diminui a vazão do Rio. Sem chuvas em Minas e na Serra Fluminense, que são afluentes de abastecimento do Rio Paraíba, a vazão natural diminuiu. A vazão que manteria o Rio (Paraíba) era a que vem de São Paulo. Mas, acontece que dois terços delas está sendo transposta para o Rio de Janeiro. Nós estamos ficando com apenas um terço que é uma quantidade muito pequena: 70m³. O ideal seria 250m³. Assim, ficamos com uma vazão ecológica ínfima, 30% abaixo do natural”, disse.
LEIA TAMBÉM
Água em Campos: laudo aponta toxina que demanda atenção e concessionária diz não haver risco à saúde
Prefeitura de Campos notifica Águas do Paraíba e solicita laudos de potabilidade da água
O post Prévia de análise da UFRJ descarta presença de saxitoxina na água do Rio Paraíba do Sul, em Campos apareceu primeiro em J3News.