Abrir câmera

Por que estrias coçam tanto?

Estrias são algo muito comum, sobretudo em mulheres gestantes ou por quem passou por rápidas mudanças de peso. Mas, para além do aspecto visual, o que também chama atenção é a coceira persistente que essas cicatrizes apresentam na pele. A seguir, entenda por que isso acontece e o que fazer para aliviar este sintoma desagradável.

O que são estrias e por que elas coçam tanto?

Mulher com estrias na coxa (Reprodução: Yanya (@nikolast)/Shutterstock)

Estrias são, essencialmente, cicatrizes: marcas lineares que surgem após o rompimento brusco de fibras de colágeno e elastina dentro da pele. Quando vermelhas ou roxas, estão numa fase mais inflamatória, o que explica a coceira; já quando brancas, estão mais maduras e não coçam.

Elas aparecem por diferentes motivos:

Gravidez;

Ganho ou perda rápida de peso;

Aumento acelerado de massa muscular;

Crescimento acelerado durante a puberdade.

Basicamente, a camada média da pele (derme) se expande muito rápido, as fibras de colágeno e elastina se rompem, e isso gera uma cicatriz que, mais tarde, ficará aparente na região superficial da pele. Ademais, mudanças hormonais e características genéticas também influenciam no aparecimento das estrias.

Por que as estrias coçam?

Imagem: Dragana Gordic/Shutterstock

Quando uma região do corpo é lesionada, o sistema fisiológico entra em ação rapidamente para reparar o dano recebido. Durante esse processo, a região em cicatrização pode coçar; então, não importa se é um arranhão no joelho ou uma estria na barriga, ambos vão coçar.

Durante o reparo de uma lesão, o corpo envia sangue, células de cicatrização e libera agentes químicos que proporcionam uma inflamação local controlada — tudo isso para consertar a pele. Contudo, essas substâncias têm “efeitos colaterais”, que irritam os nervos da pele e proporcionam sintomas como dor, ardor, formigamento e coceira.

Enquanto a pele é reparada, toda a terminação nervosa desta região específica se encontra mais sensível. Então, qualquer estímulo mais inflamatório pode gerar muita coceira. Desta forma, é fácil perceber que quando o corpo coça após uma lesão, é porque está tentando cicatrizar.

No caso das estrias, elas costumam aparecer em regiões extensas e onde a pele se encontra mais fina ou sensível — e essa pele esticada costuma ser mais ressecada. Assim, ressecamento + inflamação é igual a uma coceira incessante.

Leia mais:

Lipoaspiração: o que é, quais os riscos e benefícios para a saúde?

Fim da acne? Vacinas estão a caminho!

O que é PMMA e quais os riscos à saúde?

Como tratar a coceira das estrias?

Mulher hidratado a coxa com um creme corporal (Reprodução: Sergey Mironov/Shutterstock)

Em casa, o principal hábito que pode auxiliar na coceira é a hidratação intensa da pele lesionada. Por isso, é ideal investir em cremes que hidratam diferentes camadas da pele e ainda a selam com agentes oclusivos. Óleos corporais também são indicados.

Como remover estrias?

Para além de hidratar, é possível utilizar ativos que estimulam a produção de colágeno e consultar um médico dermatologista para avaliar a possibilidade de receber um procedimento estético próprio para estrias.

O estímulo de colágeno alinhado com um procedimento estético bem-feito são essenciais para fazerem as estrias sumirem ao passo que melhora a textura da pele.

O post Por que estrias coçam tanto? apareceu primeiro em Olhar Digital.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!