Sim, pipoca faz bem para a saúde, quando feita sem gordura e pouco sal. Conhecida por ser o acompanhamento perfeito para um cineminha, tarde dos games, encontro de amigos, e o pedido preferido na porta da escola, agora ela é defendida por especialistas como um alimento funcional.
Já se sabia que a pipoca tem vários benefícios como: auxiliar no controle da glicemia (açúcar no sangue), fornecer de vitaminas do complexo B e vitamina E, ter antioxidantes, e ser fonte de energia e fibras – tão importantes para o bom funcionamento intestinal e saciedade.
“Nada se pode dizer de mal da pipoquinha, pelo menos quando é feita de maneira saudável. A questão contraria é a maneira que a consumimos: normalmente fazemos com óleo, bem salgada, com bacon, queijo parmesão ou doce, com leite condensado, achocolatado em pó, excesso de açúcar. Este é o problema, porque estes aditivos de sabor conseguem se sobrepor aos benefícios da inocente pipoca”, disse a nutricionista Kelly Bigate em entrevista ao Só Notícia Boa.
Mudar a forma de fazer
Pós-graduada em Nutrição e em Terapia Nutricional no Adulto, pela UFRJ, Kelly Bigate explica que, para fazer uma pipoca saudável, basta ir no básico e cortar o que faz mal na hora do preparo.
“Se modificarmos a maneira de fazer e eliminarmos esses aditivos teremos uma excelente fonte de nutrientes e garantiremos o consumo de um alimento rico em qualidade e de valor acessível”, afirmou.
Não precisa usar óleo
E para quem sempre aprendeu a fazer pipoca colocando óleo na panela, a nutricionista orienta:
“O que faz o milho estourar não é a presença do óleo, mas o calor da panela (com tampa)”, lembrou.
Leia mais notícia boa
Chá verde ajuda a reduzir demência e melhorar saúde do fígado; pesquisaEntregador leva comida e adota cãozinho que olhava para ele em abrigoDar as mãos faz bem para pressão e alivia o cérebro, mostra estudo
Como deixar saborosa
E não precisa muita coisa para deixar a pipoca gostosa:
“Pipoca na panela sem óleo, com pouco sal ou mínimo em açúcar, também utilizando ervas aromáticas secas (orégano, ervas finas, cúrcuma…) além de transformar a tradicional pipoca em um alimento mais saudável, vai trazer novos e saborosos aromas e sabores”, disse.
Cuidado com pipoca de micro-ondas
Neste caso, a pipoca de micro-ondas não é uma boa pedida.
É que ela já vem com óleo e sal. E como o saquinho vem fechado, muita gente nem nota.
O ideal é comprar o bom e velho saquinho de pipoca e ouvir aquele barulhinho característico dos grãos caindo na panela.
Resumo dos benefícios da pipoca
É nutritivaÉ rica em vitamina BTem grande quantidade de fibrasPromove a digestãoTem propriedades antioxidantes
E pipoca além de gostosa, aproxima as pessoas porque a gente come juntinho com amigos ou com o (a) crush, no mesmo pacote.
E em tempos de festa junina já tem mais um motivo para comer uma boa pipoquinha, né?