À base de planta, pesquisadoras do Ceará criaram um gel facial clareador de manchas na pele e um desodorante hipoalergênicos. Viva a ciência!
A aroeira-do-sertão é uma planta amplamente estudada para fins medicinais, mas o potencial para cosméticos ainda não havia sido explorado. Assim, o grupo pensou no gel que além de clarear a pele, também trata acne e até mesmo protege contra radiação do sol.
Já o desodorante hidrata e clareia manchas na região das axilas. E o melhor, todos os dois produtos são livres de álcool e parabenos. Que maravilha!
Várias formulações
Até chegar ao produto final, Érika Diógenes, doutora em Desenvolvimento de Medicamentos, Tamara Gonçalves, professora doutora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará e Laís Coelho, à época aluna de iniciação científica, desenvolveram 25 formulações.
Tanto trabalho foi necessário para chegar em uma fórmula específica. Elas queriam que os produtos tivessem eficácia clareadora e não causassem problemas dermatológicos.
Foram 4 anos de pesquisa e a conclusão veio em 2023. O desodorante e o clareador de mancha são veganos e não foram testados em animais.
Leia mais notícia boa
Pesquisadores criam IA que aprende ‘língua’ do DNA e pode solucionar mistériosPesquisadores brasileiros inauguram Árvore Solar com formato único no mundoPesquisadores do MIT utilizam latas de refrigerante para produzir energia; veja como!
Gel facial e desodorante
Ambos possuem ação multifuncional.
O clareador de mancha tem que ser aplicado à noite e retirado pela manhã, com a lavagem do rosto.
Ao ser aplicado sobre a pele, o produto hidrata, age contra a acne e clareia as manchas. Não é demais? Tudo isso à base de uma planta muito encontrada no Nordeste!
Já o desodorante tem uma formulação hipoalergênica.
Segundo Tamara, todos os dois foram pensando livres de essenciais, silicones, etoxilados, parabenos e álcool.
Etapas da pesquisa
O processo do estudo foi longo. Primeiro, as pesquisas analisaram a fotoquímica do extrato da planta.
Depois, realizaram testes de segurança. Seguindo, a pesquisa passou pelo desenvolvimento da formulação e a estabilidade da mesma.
Por último, mais uma avaliação clínica da segurança da formulação, para chegar a certeza que o desodorante e o gel eram seguros.
Patente no INPI
A UFC fez o depósito de patente do produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O objetivo agora é encontrar uma empresa que tenha interesse em adquirir e comercializar os cosméticos.
Os dois produtos são veganos e não tem parabenos na composição. Foto: Tamara Gonçalves.