Um simples pedido do pai livra a filha de viajar no avião que caiu em Vinhedo, a 464 quilômetros de São Paulo. Seu Altemir Chiumento queria que a filha passasse o Dia dos Pais com ele. Foi o que salvou a vida dela.
“Pressentimento de pai. Eu disse ‘filha, fica mais uma [noite] com o pai aqui’ e ela disse que ia tentar remarcar”, contou seu Altemir. Felizmente, Juliana atendeu.
Emocionada, a médica Juliana Chiumento não conseguia parar de chorar ao lembrar que poderia estar no o voo 2283, que saiu de Cascavel rumo São Paulo, na última sexta-feira (9). “Toda vez que eu colocar os pés neste aeroporto, subir em um avião, vou lembrar desse livramento que Deus me deu.”
Áudio com o pedido
A filha guardou o áudio em que o pai faz o pedido para ela ficar mais um dia e só embarcar depois. “Então filha, se você conseguir ir para sábado, vai sábado de manhã. Melhor, vai mais sossegada, tranquila, de boa. Chegue de ‘tardezinha’ lá, descansa, vê aí, que se você conseguir marcar pra sábado, você marca pra sábado.”
Segundo a médica, entre os 58 passageiros que morreram, estavam amigos dela. Ela mora no Rio de Janeiro onde faz uma especialização.
“A cabeça está a mil, mas graças a Deus tenho muito suporte e está todo mundo me dando muito apoio, mas eu preciso voltar. Moro no Rio de Janeiro, vou para lá estudar, fico nessa ponte Rio de Janeiro a Cascavel, sempre fazendo conexão em Guarulhos.”
Leia mais notícia boa
Por dois minutos de atraso, veterinário escapa da tragédia do avião de VinhedoLivramento: passageiros que não conseguiram embarcar no avião que caiu em SP agradecemDepois de ônibus de dupla se envolver em acidente, César Menotti agradece que saiu ileso
O voo não chegou
A aeronave da Voepass, segundo a companhia aérea, era um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.
De acordo com a empresa, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação, e todos os tripulantes com habilitação válida.
O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos. “Voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorrências, até fazer uma curva brusca e cair, sumindo do radar”. A explosão ocorreu em uma área descampada em Vinhedo.
Investigações em curso
A Polícia Federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) investigam o acidente. Não se sabe o que causou, mas a queda em espiral sugere que o avião perdeu a sustentação que permite voar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, instalaram um gabinete de crise.
A Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, divulgou um telefone, disponível 24h, prestar informações. É o número: 0800 9419712.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa”, segundo reportagem do G1/RPC.
“Muitos motivos para agradecer”
Agora, com a filha viva e presente, seu Altemir é só gratidão.
“Muitos motivos para agradecer”, disse ele, que pede diariamente pelos filhos: “Estou todo dia orando pelos meus filhos”.
E os dois conseguiram passar o Dia dos Pais juntos.
Pelo menos 10 pessoas escaparam da tragédia porque não embarcaram naquele dia, por atrasos e imprevistos.
O pedido de um pai, que teve uma intuição, livra a filha médica do avião que caiu em Vinhedo, em SP. Foto: Reprodução/G1 O modelo do avião, que caiu em Vinhedo, em SP, e matou 62 pessoas, era como esse da imagem. Foto:Aeroin