O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acabou de ganhar um título pra lá de especial: Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecido pela Unesco! Essa novidade foi anunciada em cerimônia de avaliação em Nova Déli, na Índia.
O anúncio colocou o parque ainda mais em destaque no cenário internacional. Com uma área de 155 mil hectares, os Lençóis Maranhenses estão numa região onde se encontram o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia, o que torna tudo ainda mais especial.
“O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Preservação para a humanidade
E agora, com esse título, a expectativa é que o número de visitantes só aumente.
A proposta é que esse crescimento seja sustentável, ajudando a proteger o meio ambiente e também a gerar empregos e renda para quem vive na região.
O governo já está traçando um plano de ação para desenvolver o turismo de forma responsável por lá.
De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia é garantir que as atividades sigam os padrões mais altos de sustentabilidade e que a comunidade local se beneficie do movimento.
Leia mais notícia boa
Lençóis Maranhenses é o 2º parque mais bonito do mundo, mostra pesquisaLençóis Maranhenses e Manaus são recomendados pelo New York Times Lugares imperdíveis do mundo para conhecer nesta vida! Arruma as malas e vêm!
Reconhecimento mundial
Com esse reconhecimento, os Lençóis Maranhenses se juntam a outros lugares incríveis do Brasil que já têm o título de Patrimônio Natural da Humanidade, como o Pantanal e a Amazônia Central.
O processo de avaliação começou no ano passado e incluiu visitas e análises detalhadas de avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A empresa foi contratada pela Unesco para fazer o estudo da candidatura da área.
Se você pensa em visitar os Lençóis, pode chegar por Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. Outra opção é pegar a rota de Paulino Neves, que faz parte da famosa Rota das Emoções, conforme reportagem do G1.
De qualquer jeito, a viagem promete ser inesquecível!