O legado de compaixão do Papa Francisco segue surpreendendo o mundo. O papamóvel, usado por ele em tantas viagens ao redor do mundo, agora vai ganhar um novo destino: vai ser transformado em uma unidade móvel de saúde para atender crianças na Faixa de Gaza.
A iniciativa foi revelada pelo Vaticano no dia 4 de maio e, segundo a nota oficial, era o último desejo do pontífice. O veículo vai ser todo equipado com suprimentos de primeiros-socorros e deve percorrer os cantos mais isolados da Faixa de Gaza, num ato para levar fé e esperança às famílias atingidas pela guerra.
“Com o veículo, podemos alcançar crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e capaz de salvar vidas num momento em que o sistema de saúde em Gaza entrou em colapso quase total”, disse Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia.
O pedido do papa
Nos últimos meses de vida, o Papa Francisco expressou o desejo de ajudar as crianças de Gaza.
Ele confiou a missão à Caritas Jerusalém, uma organização que atua na região.
Hoje, quase um milhão de crianças estão deslocadas em Gaza. Para elas, o papamóvel representa uma chance de cura.
Leia mais notícia boa
“Acreditem no amor”, diz papa Francisco em prefácio de livro lançado após sua morteArtista brasileiro faz mini escultura linda do Papa Francisco; homenagens no dia do adeusPapa Francisco: sorriso é um ótimo remédio e senso de humor é atestado de saúde
Clínica sobre rodas
O antigo veículo do Papa vai ser equipado com itens essenciais de saúde: testes rápidos, vacinas, kits de sutura, antibióticos, instrumentos de exames e outros suprimentos médicos.
Além disso, o automóvel vai levar médicos e paramédicos até as pessoas que necessitam.
Em vida, o Papa Francisco costumava dizer que “crianças não são números. São rostos, nomes, histórias. E cada uma delas é sagrada”.
Como último presente, ele transformou as palavras em ação.
Nunca esquecer
O papamóvel adaptado representa um gesto de humanidade, segundo o secretário da Caritas.
“Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade demonstrados por Sua Santidade pelos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, contou Anton.
Para Brune, o automóvel “não é apenas um veículo. É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças em Gaza.”
O carro vai ser equipado com suprimentos médicos e deve chegar aos lugares remotos de Gaza. – Foto: Vatican News