Novo andador robótico brasileiro ajuda na reabilitação; mais lúdico e interativo

Pesquisadores de uma universidade brasileira criaram um andador robótico que facilita e torna mais lúdico o processo de reabilitação para pacientes com dificuldade de locomoção.

A ideia foi combinar elementos do mundo real com a realidade virtual, para assegurar a permanência dos pacientes até o fim da reabilitação. O vWalker, como é chamado, ainda fornece dados em tempo real sobre os pacientes para o profissional de saúde que o acompanha.

Em uma sala completamente vazia, os pesquisadores conseguem recriar cenários com obstáculos. Assim, ao mesmo tempo que desafiam os usuários a depositarem diferentes forças para mover o andador, evitam acidentes que poderiam ocorrer com obstáculos reais.

Permanência na reabilitação

Um grande desafio para os profissionais de saúde é conseguir manter os pacientes engajados na reabilitação.

O processo, que não é fácil e pode ser bem duradouro, vai se tornando desafiante a cada dia.

À medida que o tempo passa, aumenta também a chance do usuário acabar desistindo da reabilitação.

Nesse sentido, o Laboratório de Telecomunicações da Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com o Laboratórios HCS, desenvolveu um elemento lúdico e interativo.

Leia mais notícia boa

Homem paraplégico salta de paraquedas e tem “sensação ” na perna e na almaMenino com andador dança na festa junina com amiguinha e inclusão emociona; veja vídeoIdoso de 100 anos faz desafio do andador e arrecada R$ 270 mil para caridade

Realidade virtual

Para Fabiana Santos, pesquisadora de Pós-Doutorado do HCS, a realidade virtual vem para somar na reabilitação.

“Com a realidade virtual eu consigo fazer com que essa, por exemplo, reabilitação, que é dolorosa e tediosa, seja mais divertida. A gente coloca elementos lúdicos para que ele aprenda a utilizar e goste de utilizar também”.

A pesquisadora conta ainda que, ao simular os ambientes virtuais, é possível evitar objetos reais, que podem acabar causando acidentes.

Isso não significa que os objetos reais também não aparecem no mundo virtual. Na pesquisa, é possível inserir parte da sala na virtualidade, fazendo uma mistura entre os dois mundos.

Testes com três caminhos

E para validar toda essa inovação, os pesquisadores fizeram testes com 3 caminhos.

O primeiro era o mais simples e o usuário precisava andar com o andador em linha reta. Já o segundo tinha o formato do símbolo do infinito e o objetivo era observar como os pacientes fariam curvas com o protótipo.

Já o último era uma mistura dos dois primeiros, mas com o diferencial que o grupo usou a realidade virtual para simular diferentes terrenos.

No terreno de areia, por exemplo, os pacientes sentiam o andador ficar mais pesado, diferente de uma área “lisa”, onde o objeto se deslocava com maior facilidade.

Interface acessível

Com tantos sensores instalados, uma dúvida do grupo foi se os usuários, principalmente os idosos, sentiriam dificuldade em usar o protótipo.

“A nossa preocupação começou a ir no sentido de “será que o paciente vai conseguir compreender como a estratégia de controle funciona?”, explicou Anselmo Frizera, coordenador do projeto e professor da Ufes.

Para isso, o grupo recorreu mais uma vez à realidade virtual. “A ideia foi desenvolver uma interface de realidade virtual que ajudasse no treinamento dessas pessoas”, explicou.

Projeto multidisciplinar

Outro diferencial do projeto é a multidisciplinaridade. O grupo não era formado apenas por engenheiros, mas envolvia profissionais de diferentes formações: Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Educação Física e Engenharia de Computação.

“É de extrema importante que a gente tenha profissionais da saúde alinhados com que a gente quer fazer”, disse Fabiana.

Segundo a pesquisadora, a integração de diversas áreas do conhecimento possibilita avançar ainda mais em caminhos positivos e ajuda melhor a entender as demandas do público alvo.

Veja como funciona o andador robótico:

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!