Foto: César Ferreira/PMCG
O J3News recebeu uma denúncia sobre a suspensão de exames que são essenciais para pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pela falta de insumos no Hospital Geral de Guarus (HGG). Os exames de carga viral e CD4 são necessários para a avaliação adequada e resposta ao tratamento antirretroviral, e sua suspensão impacta milhares de pessoas em Campos e região. A situação chama atenção principalmente por acontecer durante o Dezembro Vermelho, que é campanha nacional de conscientização sobre o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Brasil.
A falta de insumos para os exames citados já aconteceu anteriormente, em abril deste ano. De acordo com o psicólogo, pesquisador e ativista Salvador Corrêa, na época, a situação só se regularizou depois de muita denúncia e pressão. “Desde, pelo menos, terça-feira (9), ninguém consegue fazer os exames essenciais ao tratamento do HIV em Campos. É esse o presente que a prefeitura nos dá no Dezembro Vermelho”, lamenta.
Ainda segundo Salvador, a Frente LGBTQIAPNB+ do Norte Fluminense já acionou a Secretaria de Saúde, a Ouvidoria do Estado, o Conselho Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para formalizar a denúncia do descaso.
A reportagem do J3News questionou a Prefeitura sobre a situação, que respondeu por nota:
“O HGG informa que está recebendo nesta quinta-feira (11) um novo estoque de tubos para atender aos pacientes que necessitam de exames laboratoriais de acompanhamento clínico. Com isso, o problema pontual registrado está sendo solucionado. O HGG reitera que não houve desassistência em exames emergenciais.”
O post No Dezembro Vermelho, HGG suspende exames essenciais para HIV por falta de insumos apareceu primeiro em J3News.




