O Solar do Visconde de Araruama, prédio que abriga o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), localizado na Praça do Santíssimo Salvador, passa por sua primeira grande reforma. Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura e foram iniciados recentemente, com suas primeiras ações concentradas no segundo pavimento, bastante danificado por fortes chuvas. A correção de problemas no telhado do prédio também está no projeto da obra do equipamento administrado pela Prefeitura, via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Nessa sexta-feira (19), a presidente da FCJOL, Fernanda Campos, visitou a sala em que funcionou, no passado, o Tribunal do Júri. “Estamos em um cômodo que chegou a ser interditado, justamente pela infiltração das chuvas dos últimos meses. As paredes com fungo já receberam o devido tratamento e, brevemente, veremos a pintura concluída, seguida da aplicação de um novo papel de parede”, disse Fernanda.
A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, explica que a reforma veio em boa hora e não atrapalhará a agenda de eventos tradicionalmente realizada no equipamento. “Nossa finalidade é preservar a história e a memória do município e, para tanto, a reforma se fazia bastante necessária. Durante o período das obras, com total segurança, alguns espaços seguem recebendo nossas atividades, com destaque para as visitas guiadas”, explica.
Construído no final do século XVIII, o Solar do Visconde de Araruama foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 23 de julho de 1987. O imóvel é um dos mais belos cartões postais do município e já abrigou diversos equipamentos públicos, como a Câmara Municipal de Campos, Tribunal do Júri, Gabinete do Prefeito e a Biblioteca Municipal Nilo Peçanha. Em 29 de junho de 2012, depois de passar por um longo período de restauração, passou a abrigar o MHCG.
Fonte: Prefeitura de Campos
O post Museu Histórico de Campos passa por reformas apareceu primeiro em J3News.