Dados divulgados pela Carter Center, mostram que o mundo registrou um total de zero casos de doença do verme da Guiné nos primeiros três meses de 2024. O futuro é promissor!
O declínio é espantoso. Em 1982, quando a Carter começou uma campanha mundial para acabar com a doença, havia 3 milhões de pessoas sofrendo com a condição.
No ano passado, eram apenas 14. Agora, os novos dados mostram que o planeta caminha em uma direção para erradicar o verme da Guiné.
Prestes a ser erradicada
O período de incubação do verme-da-guiné é entre 10 e 14 meses, então será necessário que os números permaneçam em zero por vários anos.
Se esse for realmente o caso, uma doença que já foi endêmica em 21 países se tornará a segunda doença humana a ser erradicada depois da varíola.
Em regiões afetadas, como o Sahel, região da África situada entre o deserto do Saara e a região equatorial do continente, os meses de julho e agosto são propensos a contrair a enfermidade.
Leia mais notícia boa
Novo remédio contra HIV mostra 100% de eficácia e pode revolucionar controle da doençaHomem vítima de bullying por doença abandona emprego e ajuda crianças em escolaCientistas descobrem causa do lúpus e como reverter a doença autoimune
Difícil de combater
O verme da Guiné é uma doença tropical que é negligenciada. Causada por um parasita nematoide lombriga que entra no corpo humano através de água potável contaminada.
As larvas encontram um bom ambiente no abdômen, onde se acasalam. Após um ano, o verme cria uma lesão dolorosa, por onde emerge.
A doença não é diretamente mortal, mas é extremamente dolorosa e deixa as pessoas incapacitadas por um longo tempo.
Não há cura nem vacina e o verme é extraído lentamente durante semanas.
Campanha mundial
Mas felizmente, a Carter Center tem lutado bravamente desde 1982 para acabar com o verme.
A estratégia da entidade tem sido fornecer educação e apoio em intervenções nas comunidades onde foram registrados altos índices da doença.
Além disso, a Carter faz entregas de filtros de água e atua para que pessoas com a doença não entrem em fontes de água.
Desde o início dos trabalhos, o número de casos já foi reduzido em mais de 99,99%.
Em 2023, o país que registrou o maior número de infectados foi Chade, com 9.
O que é o Carter Center?
A Carter Center é uma organização mundial fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e sua esposa Rosalynn Carter.
Baseada em cinco pilares, o objetivo principal da instituição é melhorar a vida das pessoas e proporcionar acesso aos recursos básicos necessários para uma melhor qualidade de vida.