Foram 4 cirurgias no coração desde que nasceu, mas esse menino guerreiro, de 10 anos, se recuperou de cada uma delas, está bem e cheio planos para o futuro.
A saga de Samih Angelo Alame, do Canadá, começou quando ele ainda estava na barriga da mãe. Com 25 semanas, Rebecca-An Belmont descobriu que o filho precisaria de uma cirurgia cardíaca aberta, assim que nascesse.
Depois da primeira veio a segunda, a terceira e só finalizou na quarta. Hoje, Samih é capaz de fazer todas as atividades que ama. Pratica karatê, corre pelo parque e adora jogar tênis. Coisas que, antes, eram inimagináveis para ele!
A cirurgia do recém-nascido
O susto foi grande quando Rebecca recebeu a notícia, enquanto Samih ainda estava no ventre.
O procedimento de Fontan, o qual o garotinho foi submetido, é uma cirurgia cardíaca aberta de três etapas ao longo de quatro anos.
A operação desvia o sangue da veia cava inferior (VCI) para o circuito pulmonar através de um conduto extracardíaco.
Leia mais notícia boa
Tony Ramos recebe alta após passar por duas cirurgias no cérebro e já está em casaMais de 1000 crianças na China receberão cirurgias cardíacas gratuitasJovem com a pior dor do mundo passa por cirurgia: foi um sucesso, diz equipe
Morando no hospital
Depois da primeira etapa, o garotinho precisou ficar no Hospital Infantil de Montreal por três meses. Período que foi muito difícil para a família.
“É difícil ver seu filho conectado a todas essas máquinas, sabe, porque depois de uma cirurgia de coração aberto, ele ficou conectado a tudo aquilo”, disse a mãe.
Mas a força de vontade da criança era maior que tudo aquilo. “Ele era muito forte, muito forte mesmo e superou todos os outros desafios que surgiram nas semanas seguintes”.
A virada do menino
Menos de um ano depois, vieram a segunda e terceira cirurgias e ele seguiu lutando.
“Seu nível de oxigênio estava muito baixo depois das duas primeiras cirurgias. Era cerca de 80% por cento apenas. Então, portanto, havia muitas coisas que Samih não conseguia fazer, mesmo tendo três ou quatro anos. Até brincar no parque era desafiante”, lembrou Rebecca-Ann em entrevista à CTV News.
Após a última e quarta operação, o cenário mudou e começou a virada de Samih.
“Ele é capaz de fazer a maioria das coisas, se não todas as coisas que crianças da idade dele conseguem fazer”, explicou Adrian Dancea, cardiologista do menino.
Nova vida
Ele ainda precisa realizar exames regulares, mas só por precaução. E ainda tão jovem, Samih já tem lições para ensinar:
“Nunca deixei que isso me impedisse e nem penso nisso”.
As atividades que ele não podia realizar no passado, hoje ele faz com muito gosto. “Eu gosto de tênis, então tenho uma raquete de tênis. Eu pratico karatê, tenho minha faixa”, contou muito feliz.
Prestes a começar o sexto ano na escola, ele espera ansiosamente por algo muito específico.
“Eu só quero fazer minha viagem de formatura todo ano”, brincou.
Aliviada, depois de tudo que enfrentou, a mãe é muito grata à equipe do hospital.
Veja ele novinho, já operado:
O garotinho passou por uma cirurgia delicada no coração logo que nasceu. – Foto: CTV News. Hoje o garotinho Samih adora praticar esportes, que antes não podia. – Foto: CTV News.