O menino Romino, que vive no leste de Madagascar, passou por uma cirurgia gratuita de perna que corrigiu os membros arqueados. Agora, 10 anos depois, ele volta ao mesmo hospital para agradecer e dizer para a equipe: “quero me tornar médico!”.
Quem vê Romino hoje, não acredita que seja o mesmo garoto da infância. Até os 3 anos, as pernas do pequeno eram totalmente arqueadas e ele mal conseguia andar. A mãe da criança, Claudia, levou o filho para um navio-hospital de caridade chamado Africa Mercy.
A mulher já havia tentado de tudo na região, mas sem sucesso. Quando soube que o navio iria atracar em Madagascar e oferecer cirurgias gratuitas, ele levou Romino. Lá, ele passou pela cirurgia e teve as pernas 100% corrigidas. O desejo de Romino, depois de todo esse tempo, é se tornar médico e retribuir tudo o que recebeu!
Pernas arqueadas
O garotinho nasceu com as pernas aparentemente normais, mas a mãe começou a notar algo estranho.
“As pernas começaram a mudar quando ele tinha dois anos e meio”, explicou Cláudia. “Quando ele começou a andar, percebemos que suas pernas mudaram gradualmente e nos perguntamos se ele tinha pernas aqueadas”, completou.
À medida que ele crescia, o problema se agravou, a ponto de Romino quase não conseguir andar.
Claudia decidiu que era a hora de procurar algum tipo de tratamento, mas com a vulnerabilidade do país, as coisas não eram fáceis.
Leia mais notícia boa
Mulher que doou rim para marido comemora 11 anos da cirurgiaMais de 1000 crianças na China receberão cirurgias cardíacas gratuitasFabiana Justus agradece a doador de medula 100% compatível; já fez a cirurgia
Tratamento não sucedido
O profissional encontrando pela mãe recomendou que Romino recebesse massagens nas pernas.
Mas nada parecia fazer efeito. “A massagem não durou nem um mês; estávamos fazendo a massagem quando eles (Mercy Ships) chegaram e decidi que iria levá-lo para a cirurgia”, contou a mãe.
O Mercy Ships é um navio que viaja o mundo todo fornecendo cuidados cirúrgicos gratuitos para crianças em situação de vulnerabilidade, como Romino.
Cirurgia mudou a via
No navio, a cirurgia foi o maior sucesso e Romino ganhou qualidade de vida.
Depois da operação, todos ficaram surpresos com a recuperação do garoto.
“A surpresa veio porque ninguém acreditava que ele ficaria assim. Eles pensaram que ele teria as mesmas pernas de antes. Todos ainda perguntam: ‘É você mesmo, Tilos (apelido do garoto)”, brincou Claudia.
Desejo de ver médico
A cirurgia mudou a vida de Romino totalmente e o apresentou novos caminhos. O desejo agora é se tornar médico!
10 anos depois, o navio atracou novamente em Madagascar e ele visitou as dependências.
“Ele disse que quer ser médico, então queremos a mesma coisa. Sempre tive isso em mente para ele, mas nunca contei a ele porque senti que ele recusaria e só faria o que quisesse”, acrescentou a mãe muito emocionada.
Para a criança, o desejo é movido pela vontade de retribuir.
“Quero dar às pessoas a mesma cura que recebi”, finalizou o garotinho.
Com informações de Mercy Ships.