Lula e Macron citam acordo entre União Europeia e Mercosul

Emmanuel Macron e Lula da Silva na França (Reprodução Agência Brasil)

Em visita oficial à França nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente francês Emmanuel Macron que apoie a conclusão do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Durante coletiva à imprensa em Paris, Lula agradeceu a hospitalidade do líder francês, a quem chamou de “grande amigo”, e fez um apelo direto: “Abra o seu coração para a possibilidade de fazer esse acordo com o nosso querido Mercosul”.

Lula destacou que o Brasil assumirá a presidência rotativa do bloco sul-americano no próximo semestre e afirmou que pretende concluir as negociações até o fim de seu mandato à frente do Mercosul. “Não deixarei a presidência sem concluir esse acordo”, garantiu.

O presidente também aproveitou a ocasião para comentar o cenário geopolítico internacional, com foco na guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula voltou a criticar o conflito e disse estar preocupado com os recentes desdobramentos. “Me parece que houve um ataque da Ucrânia a um aeroporto, não sei aonde. Agora estou lendo que Trump diz ter conversado com Putin, que, por sua vez, prometeu retaliação”, afirmou.

Lula reforçou que o Brasil se posiciona contra a ocupação russa desde o início da guerra e lamentou o papel limitado da Organização das Nações Unidas (ONU). “A ONU está enfraquecida politicamente e tem pouco poder de dar opinião sobre esta ou qualquer outra guerra”, declarou. Segundo ele, a paz só será possível quando os dois lados se dispuserem a negociar. “Já está mais do que provada a insanidade mental da guerra. Ela não constrói nada, ela destrói.”

Durante a declaração conjunta à imprensa, Macron também comentou o conflito e fez questão de diferenciar as responsabilidades no confronto. “Há um agressor, a Rússia, e um agredido, a Ucrânia. Todos queremos a paz, mas os dois não podem ser tratados em pé de igualdade”, afirmou. O presidente francês ainda criticou a violação da Carta das Nações Unidas. “A Rússia violou a integridade de um Estado e, infelizmente, é membro do Conselho de Segurança da ONU e recusa a paz.”

Além do encontro com Macron, a agenda de Lula na França inclui reuniões com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, com a comunidade brasileira e participação na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que será realizada em Nice. Lula também visitará a sede da Interpol, em Lyon, atualmente presidida pelo brasileiro Valdecy Urquiza.

Fonte: Agência Brasil / G1

O post Lula e Macron citam acordo entre União Europeia e Mercosul apareceu primeiro em J3News.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!