Uma bombeira voluntária que estava de folga agiu rápido para ajudar a evacuar um parque natural durante um grande incêndio.
Colleen Knull, do Canadá, tem apenas 18 anos, mas a bravura é gigante! Quando um incêndio florestal se aproximou do Jasper Lodge, no Parque Nacional Jasper, a garota tomou controle da situação e começou a evacuação.
Quando ela viu a fumaça subindo, percebeu que havia algo errado. Como é treinada sobre como agir em situação de emergência, ela começou a bater nas cabines onde as pessoas estavam acampadas pedindo a todos que deixassem o local imediatamente.
Percebeu incêndio
A garota tem menos de um ano de experiência, mas foi o suficiente para ela perceber o perigo antes que um sinal fosse emitido.
“Meu primeiro indício de que havia um incêndio foi que notamos fumaça subindo da encosta da montanha e, durante meu treinamento anterior sobre incêndios florestais, usei parte do conhecimento que obtive e o apliquei para ler a fumaça, as direções do vento e a proximidade”, disse a jovem bombeira.
A certeza de que havia algo estranho se confirmou quando ela recebeu uma mensagem de texto de um amigo da família avisando sobre o incêndio. 15 minutos depois, outra mensagem, dessa vez uma ordem de evacuação.
Leia mais notícia boa
Bombeira canta para acalmar vítima de acidente que tem síndrome: vídeoBombeira brasileira cria cesta inédita para resgatar animais e criançasVovó canadense, de 73 anos é bombeira voluntária: pra ser útil
Chamou trilheiros
Imediatamente, ela lembrou de um acampamento de trilheiros que estava logo acima de onde a jovem ficava.
“Então caminhei cinco minutos pela trilha e então procedi para evacuar todos daquela área e trazê-los para o resto do grupo”, contou em entrevista ao Victoria News.
Liderou trilha
Com um grupo de 16 pessoas junto a ela, a menina começou uma caminhada de quatro horas por terrenos difíceis, até onde estava com o veículo parado.
Estava escuro, mas ela conseguiu guiar todas as pessoas com segurança.
“Eu tinha feito essa trilha anteriormente, tipo uma semana antes, a cavalo, até o alojamento, e anotei que havia 67 troncos que tínhamos que cortar para limpar a trilha no caminho para cima. Então, no caminho para baixo, eu sabia que haveria 67 troncos pelos quais teríamos que passar.”
Sem pânico
Ao chegar no caminhão, a jovem juntou todos e foi guiada pela polícia para um local que pudesse deixar o grupo em segurança.
Segundo Colleen, o principal era manter a calma para que ninguém entrasse em pânico.
“A situação tinha que ser levada a sério, mas de uma forma em que ninguém entrasse em pânico ou se assustasse, então mantivemos tudo calmo. Contei algumas piadas ao longo do caminho e dei boas risadas, mas todos saíram em segurança, o que era o principal que eu queria.”
O chefe dos bombeiros de Enderby, Cliff Vetter, disse que assim que ouviu a história de uma menina salvando a vida de várias pessoas, logo pensou: “É ela”.