Que determinação! Este idoso, de 76 anos, que treina cinco vezes por semana no tatame de Jiu-jitsu, acaba de conquistar a faixa marrom – a penúltima, antes apenas da preta, sua próxima meta. Com garra, ele diz que está saudável, forte e que descobriu o esporte há quatro anos.
João Nogueira da Silva é de Colombo, no Paraná, e não perde um treino sequer de Jiu-jitsu, esporte que passou a amar e que atribui sua vitalidade. Ele conta que chega a fazer de quatro a cinco aulas por dia. Não é à toa que subiu de faixa.
“Quero agradecer a Deus por estar me dando saúde para me manter dentro do tatame praticando o esporte, que salvou a minha vida”, afirmou João Nogueira, que contou a história dele nas redes sociais e ganhou apoio total.
Muito treino
O perfil do Seu João nas redes sociais é todo dedicado ao Jiu-jitsu.
E o atleta dá o recado para quem acha que ele mudou muito rápido de faixa:
“Alguns podem achar quatro anos é muito rápido para estar na faixa roxa, mas eu treino de segunda a sexta, todos os dias”, afirmou.
Em geral, todo o processo de mudança de faixa da branca até a preta leva de cinco a seis anos. Porém, cabe a cada mestre identificar os potenciais dos atletas e verificar a eventual alteração.
Leia mais notícia boa
Jovem dá aulas de boxe para idosos em asilos e velhinhos se divertemIdosos formam grupo de breakdance no Japão; quebrando preconceitosAtleta com deficiência arrebenta em campeonato de Jiu-Jitsu no PR; determinação
Redes sociais
Nas redes sociais, o apaixonado por Jiu-jitsu ganhou apoio total.
A família foi a primeira a elogiar o Seu João.
“Parabéns vô, que orgulho do senhor. Continue firme e forte assim”, disse a neta.
A filha veio logo em seguida: “Meu grande orgulho. Te amo pai”.
Os atletas que conhecem o empenho dele também se manifestaram.
“Parabéns, guerreiro”, disse um. “Boa, Seu João”, acrescentou. “Eu me sinto honrado de ter treinado com você, amigo.”
Outro que não conhecia o atleta de 76 anos disse que ele se tornou uma inspiração.
“Parabéns de verdade, Seu Nogueira. O senhor serve de inspiração. Eu treino todos os dias também, vou fazer um ano de treino e acabei de conquistar a faixa Azul”, comentou.
Assista ao vídeo em que o idoso recebe a faixa marrom e se emociona: