Golpe das flores: saiba como funciona e veja como não cair nessa

De uma forma bem simples, o chamado “golpe das flores” está cada vez mais fazendo vítimas no Brasil.  Para se proteger de criminosos e não cair nessa, a primeira dica é evitar expor informações pessoais nas redes sociais.

O método que os bandidos usam para enganar as vítimas é simples. Mulheres são surpreendidas com uma falsa entrega de um buquê de flores e para receber o presente, basta tirar uma foto no celular.

A foto então é usada para autorizar um empréstimo no banco utilizando reconhecimento facial da vítima. Segundo as autoridades, desconfiar de recebimentos de presentes surpresas é o principal método de não ser enganado. Veja mais!

Golpe das flores

Esse golpe é um verdadeiro presente de grego.

O golpe das flores normalmente é aplicado no dia do aniversário da vítima.

As mulheres recebem um buquê de flores em casa, e por ser um dia de comemoração, não desconfiam de nada. Para confirmar o presente, elas precisam tirar uma foto do rosto.

Mas por trás da foto de confirmação, há uma armadilha.

Assim que a vítima é fotografada, os criminosos usam para o reconhecimento fácil e pedem empréstimos e créditos em nome da vítima.

Isso porque a foto é usada como uma autorização digital.

Leia mais notícia boa

Golpe da chave clonada. 5 dicas para não perder seu carroFuncionária de banco evita que idosa perdesse milhões em golpe pela internetComo evitar golpes em aplicativos de relacionamento; 5 passos importantes

Como se proteger?

Na última semana, suspeitos acusados de aplicar o golpe foram presos em São Paulo.

Uma das vítimas chegou a perder R$ 20 mil.

Segundo o titular da 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato, Luiz Alberto Guerra, as ações beiram a simplicidade e fazem com que as vítimas nem desconfiem que estão caindo em um roubo.

Veja as principais dicas para se proteger desse tipo de crime:

Cuidado com links desconhecidos: o delegado Luiz chama a atenção para a prática do shipphing, que é o roubo de informações da vítima por um link fraudulento. Fique atento a promoções muito atraentes via SMS, por exemplo, pode ser um link falso para roubar dados pessoais.

Não se exponha: evite expor informações pessoais nas redes sociais. Com uma pesquisa simples, os criminosos podem se apossar dessas informações e, com a foto, fazer o reconhecimento facial em bancos.

Desconfie de surpresas: eu sei que no dia do aniversário ficamos mais suscetíveis mas, desconfie de presentes surpresas. Procure informações sobre a empresa que mandou o objeto e confirme com eles a entrega.

Taxa de entrega? Cuidado: as taxas de entregas de presentes normalmente são cobradas do remetente, não do receptor. Caso seja necessário pagar algum valor, dê preferência para o pagamento em dinheiro ou em Pix. Não coloque sua senha em máquinas com visor danificado e jamais permita ao entregar ver a senha ou até mesmo digitá-la.

Não permite fotos: jamais permita que façam imagens de você no momento da entrega. Empresas não costumam usar esse método para confirmar o recebimento da entrega, elas tem sistema próprios para isso.

No momento da foto os criminosos usam a imagem da vítima para reconhecimento facial no banco. Foto: Fantástico.

Com informações de R7.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!