Como os santos, que eram médicos, celebrados hoje, eles também cuidam dos desprotegidos. Os gêmeos veterinários Cosme e Damião se dedicam aos animais abandonados.
Em Salvador, na Bahia, Cosme e Damião Correia Moreira dos Santos, de 53 anos, tentam fazer a diferença no tratamento dos animais como veterinários.
“O veterinário pode contribuir de várias formas, tanto no âmbito da saúde física quanto mental. Aqui em nossa clínica tentamos colaborar ao máximo, desde a cordialidade no atendimento a preços acessíveis”, disse Damião.
Juntos para o que der e vier
A história dos veterinários é diferente. O primeiro a ingressar na profissão foi Damião. Cosme disse que se encantou com a veterinária ao ver a forma como o irmão tratava os bichos.
“Meu irmão Damião que me inspirou com sua luta e amor pela profissão, pelo cuidado e pela atenção com os animais”, afirmou Cosme, que há cinco anos está na área, no jornal A Tarde.
Para Cosme, a contribuição do bom profissional é imensa. “O veterinário pode contribuir de várias formas, tanto no âmbito da saúde física quanto mental. Aqui em nossa clínica tentamos colaborar ao máximo, desde a cordialidade no atendimento a preços acessíveis.”
Leia mais notícia boa
Gêmeos operados de doença cardíaca comemoram 10 anos; GratidãoQuadrigêmeas recebem alta da UTI após 100 dias e conhecem avósMenina de 11 anos costura bandanas para que animais abandonados fiquem ‘fofinhos’ e sejam adotados
ONG de animais abandonados
Os gêmeos veterinários atuam em várias frentes em Salvador. Na clínica particular, têm uma clientela fixa.
Mas é na ONG Abrigo Recanto Grandes Amigos, que se destina a animais abandonados, que trabalham como voluntários.
A inspiração de Cosme e Damião, claro, vem dos santos de quem ganharam os nomes. “Vejo esse reflexo na minha atuação pois trabalho de forma humanitária e tento ajudar ao máximo os pets e os tutores”, ressaltou Damião.
Força dos santos
Cosme contou que a mãe, muito religiosa e devota dos gêmeos santos, quis homenageá-los nos filhos. Algo que traz imenso orgulho para os veterinários.
“O médico veterinário não se limita à saúde do animal, ele é responsável também por promover o bem estar, tanto do animal quanto do tutor fortalecendo os laços de companheirismo entre eles”, disse.
Cosme e Damião
Com devotos na Igreja Católica e nas religiões de matriz africana, os santos Cosme e Damião têm sua atuação associada à saúde e à proteção da família, sobretudo das crianças. Os dois teriam vivido na região da Arábia Saudita.
“Cosme e Damião eram irmãos, não necessariamente gêmeos, tiveram a vida dedicada à caridade e eram médicos”, explicou a antropóloga Cleidiana Ramos.
No Brasil, a celebração em homenagem aos santos envolve distribuição de doces e saquinhos repletos de guloseimas para as crianças. Um costume que prevalece na maioria das cidades brasileiras.
Os médicos veterinários Cosme e Damião ajudam na ONG Recanto Grandes Amigos. Foto: @recantograndes amigos Os santos Cosme e Damião inspiram e simbolizam a distribuição de doces para as crianças. Foto: O Dia/Agência Brasil