A decisão anunciada pela Prefeitura de Campos dando conta de que Santo Eduardo, último distrito do município, não terá mais atendimento médico 24 horas vem mobilizando a comunidade local. A unidade está fechada para reforma há três anos. O governo municipal afirmou na última semana que, quando for reaberto, o espaço vai deixar de operar como unidade de urgência 24 horas. A previsão de entrega é para o dia 20 de março deste ano.
O governo municipal já havia anunciado, em 2023, que a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Santo Eduardo seria transformada em Clínica da Família. Na época, a previsão era de que a reforma durasse até maio de 2024. O investimento anunciado foi de R$ 2 milhões, prevendo a reforma geral do prédio, com ampliação da estrutura física. Mas, as obras seguem até os dias atuais. Enquanto isso, a parte ambilatorial vem funcional em espaço cedido pelo Centro Pró-Melhoramento de Santo Eduardo.
De acordo com a nota enviada pela Prefeitura ao J3News, a antiga UPH de Santo Eduardo vai passar a funcionar como uma Policlínica, com atendimento ambulatorial e diversas especialidades médicas. Porém, os casos de urgência e emergência passarão a ter como referência a unidade de Morro do Coco, que funciona 24 horas, além da UPH de Travessão.
Ainda segundo o município, “a região continuará contando com uma ambulância avançada, com equipe completa disponível 24 horas por dia, garantindo o primeiro atendimento aos pacientes e o suporte durante a remoção, quando necessário”.
Diante do novo cenário, moradores se reuniram e organizaram um abaixo assinado, que já circula por alguns pontos de Santo Eduardo, e também estão se movimentando nas redes sociais, para se manifestar contra a decisão.
“A população de Santo Eduardo está reivindicando ao prefeito Wladimir Garotinho e ao Secretário de Saúde, Dr. Paulo Hirano, a manutenção do funcionamento do hospital com emergência 24 horas, com leitos e primeiros socorros na unidade. A modalidade de Clínica da Família é muito bem-vinda, mas a emergência 24 horas é extremamente necessária, pois a distância entre o distrito e o Centro é de 75 km”, destaca a moradora Norma Dias.
Ela acrescenta ainda que na próxima segunda-feira (23), a comunidade vai encaminhar um ofício ao prefeito, com o abaixo assinado anexado, solicitando uma audiência, no intuito de que a unidade seja reaberta com o atendimento 24h.
“O atendimento do hospital engloba Santa Maria, Espírito Santinho, Santa Maria, Ponte do Itabapoana e toda a população rural do entorno. Estamos muito preocupados com esse novo modelo. Afinal, não existe uma resposta plausível quanto ao funcionamento 24h com leitos e medicamentos necessários para primeiros socorros. A gente quer esse atendimento, com leito e profissionais capacitados para realizar os primeiros socorros, não apenas uma ambulância”, finaliza.
Veja a nota da Prefeitura na íntegra:
A unidade que funcionava anteriormente como Unidade Pré-Hospitalar (UPH) operava 24 horas por dia, com atendimento de urgência e ambulatório. A unidade foi fechada temporariamente para obras e será reaberta totalmente reformada, com nova estrutura.
Após a reforma, o local passará a funcionar como uma Policlínica, com atendimento ambulatorial e diversas especialidades médicas, deixando de operar como unidade de urgência 24 horas. No entanto, a região continuará contando com uma ambulância avançada, com equipe completa disponível 24 horas por dia, garantindo o primeiro atendimento aos pacientes e o suporte durante a remoção, quando necessário.
Os casos de urgência e emergência terão como referência a unidade de Morro do Coco, que funciona 24 horas, além da unidade de Travessão. Dependendo da gravidade do quadro clínico, o paciente poderá ser encaminhado para unidades na área central em Campos.
Leia também:
O post Fim do atendimento 24h na UPH de Santo Eduardo mobiliza comunidade apareceu primeiro em J3News.




