Feriado de Corpus Christi; veja as capitais que param nesta quinta (30)

Nesta quinta-feira (30) é dia de Corpus Christi e muita gente fica na dúvida: é feriado ou não? A resposta é: apesar de muitas cidades pararem na data, a celebração não é considerada feriado nacional.

No calendário do governo federal o dia é considerado ponto facultativo, o que significa que a folga não é obrigatória. A decisão de considerar a data como feriado fica a critério dos estados e municípios.

A mesma regra vale para a sexta-feira, que pode emendar ou não. Das 27 capitais do país, em 16 o Corpus Christi é reconhecido como feriado, como as cidades de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Veja a lista completa abaixo.

O que abre e o que fecha  

Com a data sendo ponto facultativo, é sempre importante verificar quais estabelecimentos na sua cidade estarão abertos ou fechados antes de sair de casa.

Mas alguns serviços já comunicaram sobre a pausa em todo o Brasil: 

As agências dos Correios permanecerão fechadas na quinta-feira (30). O funcionamento normal será retomado na sexta-feira, mas as agências permanecerão fechadas no sábado.As agências bancárias não terão atendimento presencial no feriado de Corpus Christi, segundo a Febraban. Compensações bancárias, como TED, também não serão realizadas. Na sexta-feira, o atendimento presencial será retomado normalmente.As agências do INSS não funcionarão na quinta (30) e sexta-feira (31). No entanto, os segurados podem buscar atendimento pela Central 135, que estará operando normalmente das 7h às 22h, além de utilizar o site ou aplicativo Meu INSS.

O que é a data

O Corpus Christi é uma comemoração cristã que ocorre sempre 60 dias após a Páscoa.

A celebração se refere ao momento em que Jesus Cristo partilhou pão e vinho com os apóstolos, na última ceia antes de ser crucificado.

Para os católicos, o momento da consagração na missa é sagrado. Acredita-se que o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo.

Leia mais notícia boa 

Sancionado: Dia da Consciência Negra será feriado nacional todo 20 de novembroComo ter acesso aos serviços do INSS durante o feriado de Corpus ChristiPaís dá exemplo e aprova licença menstrual com folga remunerada

Como é celebrada 

É comum que no dia os fiéis realizem procissões eucarísticas, onde acompanham o Santíssimo Sacramento em procissão pelas ruas.

Algumas comunidades também decoram as ruas com tapetes coloridos feitos de pétalas de flores, serragem colorida, sal ou outros materiais.

Veja quais capitais param na quinta:

Maceió (AL)Salvador (BA)Vitória (ES)Cuiabá (MT)Campo Grande (MS)Belo Horizonte (MG)Belém (PA)Curitiba (PR)Teresina (PI)Natal (RN)Porto Alegre (RS)Boa Vista (RR)São Paulo (SP)Aracaju (SE)Goiânia (GO)Macapá (AP)

Capitais que consideram ponto facultativo: 

Rio Branco (AC)Manaus (AM)Fortaleza (CE)Brasília (DF)São Luís (MA)João Pessoa (PB)Recife (PE)Rio de Janeiro (RJ)Porto Velho (RO)Florianópolis (SC)Palmas (TO)

A tradição de decorar as ruas com tapetes coloridos é comum em várias cidades no Corpus Christi. – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!