Expectativa de vida no Brasil pode ir até 72 anos de acordo com a região; pesquisa

A expectativa de vida entre as regiões do Brasil pode variar em até 15 anos: vai de 57 a 72 anos. Isso é o que diz o Mapa da Desigualdade, pesquisa divulgada pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

De acordo com o estudo, o Sul e o Sudeste são os locais com maior desempenho. Belo Horizonte e Porto Alegre, ficam no topo do ranking, com média de 72 anos. (veja o top 10 abaixo)

Por outro lado, o Norte apresenta índices mais baixos. Em Boa Vista, a idade média ao morrer fica em torno de 57 anos, ou seja, ainda temos muito o que melhorar.

Dados das capitais 

Os pesquisadores também coletaram dados de todas as capitais.

Curitiba (PR) é destaque positivo na lista, seguida por Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO) e São Paulo (SP).

Na outra extremidade do ranking está Porto Velho, a capital de pior desempenho e depois Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM) e Rio Branco (AC).

Desigualdade   

A pesquisa compara 40 indicadores das 26 capitais brasileiras em temas como educação, saúde, renda, habitação e saneamento.

Ao medir esses indícios, a ideia é discutir a desigualdade que separa os estados do Brasil, e a disparidade na expectativa de vida nas regiões do país é um reflexo disso.

Saneamento, habitação precária, má qualidade de saúde, educação e mortalidade infantil, violência e homicídios em geral, são números muito ruins nessas cidades que tem uma idade média de morrer muito baixa.

Leia mais notícia boa 

Ranking das cidades menos poluídas no Brasil; a sua é uma delas?Sai ranking das 10 melhores cidades para se viver no Brasil. Veja!Sabe quais são as cidades mais empreendedoras do Brasil? Veja!

A solução

Aumentar a expectativa dessas cidades com índices baixos, significa investir em questões centrais para a qualidade de vida das pessoas.

Sem abordar esses problemas estruturais, o país continuará enfrentando desafios graves, como explica o coordenador geral do Instituto, Jorge Abrahão.

“E o caminho é esse: fazer investimentos desiguais para os locais mais desiguais. Se a gente foi capaz de chegar nesse ponto, a gente é capaz de reverter isso com políticas que sejam proporcionadas com esse olhar”, afirmou.

Lembre desses dados na eleição 

Como 2024 é ano de eleições municipais, Abrahão já deixou o lembrete para a população ficar atenta a esses indicadores ao escolher os candidatos a prefeito e vereador.

“É importante que as cidades se enxerguem para que possam ver onde é que estão suas maiores fragilidades e, a partir daí, discutam esses problemas com os candidatos dos diferentes partidos”.

Isso permitirá avaliar como os candidatos estão lidando com as principais questões locais, o que possibilita uma escolha mais consciente por parte dos eleitores.

Veja o top 10 das capitais com melhor expectativa de vida:

1- Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) – 72 anos2- Rio de Janeiro (RJ) – 71 anos3- São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Vitória (ES) – 70 anos4- Natal (RN) – 69 anos 5- Goiânia (GO), Recife (PE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) – 68 anos 6- Campo grande (MS) e Belém (PA) – 67 anos7- Aracaju (SE) – 66 anos 8- Salvador (BA), Maceió (AL) e Teresina (PI) – 65 anos 9- São Luís (MA), Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) – 64 anos 10 – Porto Velho (RO) – 61 anos 11 – Palmas (TO) e Manaus (AM) – 59 anos 12 – Macapá (AP) – 58 anos 13 – Boa Vista (RR) – 57 anos 

Clique aqui e confira o mapa completo.

Reduzir as desigualdades sociais é um passo fundamental para aumentar a expectativa de vida no Brasil. – Foto: Ruan Pablo/DP Foto

Com informações da Agência Brasil

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!