Estudantes brasileiros criam calculadora para aprender tabuada brincando; veja

Em uma escola pública no interior do Paraná, a criatividade dos estudantes se uniu à tecnologia para transformar o ensino de matemática: eles criaram uma calculadora que muda a maneira de se aprender tabuada!

A ideia dos alunos do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, surgiu nas aulas de Robótica. O desafio dos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental era criar algo que ajudasse os colegas com dificuldade nos números.

Em vez de apenas calcular o produto da multiplicação, a calculadora inventada pela turma permite que o usuário tente acertar o cálculo. Só depois do palpite do aluno é que o visor revela o resultado final. Assim, aprender virou uma brincadeira leve, divertida e de fácil memorização.

Fácil memorização

Ao contrário das tradicionais, a ferramenta propõe uma interação: o estudante digita o resultado que acredita ser correto e depois recebe a resposta.

Isso estimula o raciocínio, a prática da tabuada e a memorização dos cálculos. E o melhor, de forma participativa.

O equipamento foi construído com materiais simples, como papelão, potenciômetro, teclado e uma tela LCD. Além disso, usa inteligência artificial. Tudo foi montado pelos próprios alunos com o apoio do professor.

Leia mais notícia boa

Estudantes criam receitas que combatem a anemia falciforme; uma mais deliciosa do que a outra!Estudantes brasileiras criam caneta barata que identifica boa noite cinderela; apenas R$ 10Motorista age rápido e resgata estudantes de ônibus em chamas

Aprendizado em conjunto

O projeto envolveu oito estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Eles não apenas ajudaram os colégios, mas também aprenderam muito durante o processo.

“Eles criaram uma calculadora fácil e prática. Aprendi mais sobre contas, decorei a tabuada, e a calculadora me ajudou muito com expressões numéricas grandes. Espero que ajude outros alunos também”, disse Anderson Ryan de Souza, de 14 anos.

Próximos passos

A intenção agora é ampliar o projeto.

“Queremos montar mais unidades deste protótipo e também desenvolver outras operações, como adição, subtração e divisão”, revelou o professor André Luiz Lopes.

A inovação que nasceu em uma sala de aula de Robótica, tem tudo para inspirar outros estudos por todo o Paraná!

Tecnologia e educação

O projeto faz parte de um movimento maior no Paraná: desde 2022, a Robótica passou a integrar a grade curricular das escolas estaduais.

Mais de 160 mil alunos já têm acesso à prática, graças a um investimento em kits de Robótica e formação de professores.

A programação também está presente na rotina de aproximadamente 500 mil estudantes.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as ações ajudam a preparar os jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para os desafios da sociedade.

Segundo os professores, os alunos aprovaram a calculadora. – Foto: Secom/Paraná O projeto da calculadora une robótica, programação e inteligência artificial. – Foto: Secom/Paraná

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!