Que emoção. Com um projeto que pode ajudar na leitura da qualidade da água, o estudante brasileiro Manoel José Nunes Neto foi o grande ganhador do Prêmio Nobel da Ciência Jovem. Investir na educação dá nisso!
O piauiense de 16 anos criou o Aquatic Rover, um dispositivo eficaz para fazer a gestão da qualidade da água em escala global. Trata-se de um veículo que navega por diferentes ambientes aquáticos e coleta dados como pH, turbidez e oxigênio da água. Pela invenção, ele venceu a categoria “Escolha Popular”.
Manoel foi até Estocolmo, na Suécia, defender o Brasil. Deu certo, ele venceu o prêmio promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) e voltou para casa cheio de moral!
Aplaudido de pé
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, também conhecido como Prêmio Nobel da Ciência Jovem, reconhece jovens cientistas de todo o mundo.
Quando o Brasil, representado pelo jovem, foi anunciado o vencedor, a plateia aplaudiu o garoto de pé!
Para ser escolhido, Manoel teve que competir com outros nomes de peso, que criaram invenções incríveis. Mas não teve jeito, o prêmio é nosso!
Leia mais notícia boa
Brasileiro de 17 anos é ouro em olimpíada de astronomiaBrasileiro é ouro na Olimpíada Internacional de MatemáticaBrasil é ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional de Química
Papai orgulhoso
Nas redes, o pai de dele, Ocimam Bomfim, disse que ficou muito emocionado e agradeceu a todos.
“Aproveitando aqui, como pai, para agradecer do fundo do coração a todos, esse prêmio é nosso!”.
O governador Rafael Fonteles (PT), também veio a público parabenizar o feito do adolescente.
“Com seu projeto ‘Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo`, Manoel destacou-se internacionalmente, trazendo orgulho para o Brasil e especialmente para o Piauí“, disse.
Rover aquático
O Rover criado pelo garoto abre portas para o futuro. Desenvolvido para ser portátil, de baixo custo e autônomo, o veículo pode navegar por vários ambientes aquáticos.
Enquanto faz isso, ele coleta informações sobre a qualidade da água. Essas informações são enviadas remotamente para um servidor e analisadas em um computador ou celular.
Conhecer a qualidade da água é fundamental para evitar grandes surtos de contaminação, por exemplo.
A criação é uma ferramenta que pode ser implementada em áreas remotas ou de difícil acesso. Com isso, informações ambientes importantes são democratizadas.
Veja o momento que Manoel é anunciado como o grande campeão:
O Rover desenvolvido pelo jovem é uma esperança para gestão hídrica no país. Foto: Reprodução/Governo do Piauí.