Estrada dos Ceramistas|Demora na entrega gera reclamações (Foto: Josh)
Atuação do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) — responsável por algumas obras consideradas estratégicas em Campos — tem sido alvo de reclamações de autoridades e representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento local e regional.
“A Estrada dos Ceramistas tem papel essencial para toda a cadeia produtiva da região. É uma via que desempenha um papel logístico fundamental, pois é utilizada por trabalhadores, fornecedores, transportadoras e prestadores de serviços, sendo um eixo essencial para a fluidez das operações industriais e para a geração de empregos diretos e indiretos”.
A declaração do presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto Siqueira, chama a atenção após mais uma semana de novela envolvendo as obras do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) na RJ-238, também conhecida como Estrada dos Ceramistas. A situação, que se arrasta desde 2022, ganhou novos desdobramentos no último mês – nenhum deles com perspectiva positiva de abertura da rodovia.
“A liberação da estrada é de suma importância para o nosso setor. Por ela, passam 80% dos nossos caminhões, transportando a produção da Baixada para Região Serrana, Região dos Lagos, Sul Fluminense, São Paulo, Minas Gerais, entre outros destinos. Ter a estrada liberada é essencial, tendo em vista o risco de jogar todo esse trânsito para dentro da cidade. Não é bom para o município, nem para nós como produtores. Aumenta a distância e o tempo no percurso das nossas viagens”, enfatiza o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Mateus Henriques.
Capítulos da última semana
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, também questionou a atuação do órgão estadual. Ele também anunciou na quarta-feira (28) que a partir desta segunda-feira (2), carretas e caminhões pesados não poderão mais circular pela área urbana da cidade. “Todas as obras de pavimentação do Brasil trabalham com sistema ‘pare e siga’, e misteriosamente a Estrada dos Ceramistas não pode trabalhar assim”, disparou.
Em nota enviada à reportagem, o DER-RJ disse que a abertura parcial da estrada, com implantação do “pare e siga”, depende de programação prévia para garantir a segurança dos usuários, e que há impeditivo no momento. “Parte da estrutura do novo pavimento encontra-se em processo de cura (secagem do material colocado), sendo obrigatório o prazo de 28 dias para liberação ao tráfego para não comprometer a durabilidade e qualidade da obra em execução”, disse o órgão estadual.
Dois dias após a declaração do prefeito, a Prefeitura publicou uma matéria reforçando a proibição do tráfego de veículos acima de quatro eixos. Na publicação, o município afirmou que encaminhou um ofício ao DER-RJ informando que a medida foi tomada em virtude da demora na liberação da RJ-238 e pela falta de cumprimento do acordo por parte do órgão, que teria se comprometido por escrito a fazer o recapeamento das vias afetadas.
O DER se posicionou e disse que está cumprindo o compromisso assumido com a Prefeitura de Campos, realizando a manutenção rotineira das vias municipais utilizadas como rotas alternativas durante as obras executadas na rodovia estadual, que incluem serviços de tapa-buracos, com o objetivo de manter as condições de trafegabilidade e segurança das vias.
Consequência|Caminhões de quatro eixos proibidos na cidade (Foto: César Ferreira/PMCG)
Ponte e passarela de Donana sem horizonte
Outra situação que se arrasta no município desde 2022 nas mãos do DER-RJ é a da passarela da ponte de Donana, na RJ-216. A passarela caiu em novembro de 2022 e desde então uma solução é esperada pela população. Havia a previsão de que a licitação para recuperação da ponte e construção de uma nova passarela fosse realizada no último dia 22. Mas o certame foi adiado, sem uma nova previsão para acontecer. Em resposta ao J3, o DER-RJ disse que o processo licitatório será remarcado por conta da necessidade de ajustes no edital.
“A nova data será divulgada assim que o processo for concluído”, disse o órgão. Desta forma, mais uma obra do DER-RJ em Campos segue sem perspectiva de entrega.
O post Desenvolvimento de Campos e região vira novela nas mãos do DER-RJ apareceu primeiro em J3News.