Cultivar plantas em casa melhora o sistema imunológico, revela estudo

A natureza faz bem. Um estudo mostra que cultivar plantas em casa melhora o sistema imunológico, a autoestima e o bem-estar de quem faz jardinagem. E isso vai além do prazer de plantar e decorar a residência.

Pesquisadores da Universidade de Helsinque, do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia e da Universidade de Tampere descobriram que a exposição microbiana gera uma série de benefícios. A alegria que o momento proporciona também ajuda a manter a qualidade de vida e a autoproteção.

“É a primeira vez que podemos demonstrar que a atividade humana significativa e natural pode aumentar a diversidade da microbiota de adultos saudáveis e, ao mesmo tempo, contribuir para a regulação do sistema imunológico”, disse a professora Mika Saarenpää, pesquisadora de doutorado da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Helsinque

Benefícios anti-inflamatórios

Durante a pesquisa, os voluntários foram orientados a cultivar as plantas em casa e, após um mês, os cientistas verificaram um aumento na diversidade da microbiota na pele e benefícios anti-inflamatórios, tudo isso ligado ao sistema imunológico.

É este sistema protege o corpo de infecções e “ataques externos”, por exemplo.

Especialistas afirmam que o aumento da diversidade na microbiota da pele é importante porque colabora para a imunorregulação.

Mudanças na microbiota humana tem relação direta com o aumento do risco de doenças autoimunes, quando há um mau funcionamento do sistema imunológico.

Leia mais notícia boa

Planta brasileira com canabidiol sem alucinógeno é descoberta no RJ; mais acesso a medicamentosOrangotango usa planta medicinal para tratar ferida e surpreende cientistasFiocruz abre curso gratuito de Plantas medicinais; é online. Veja como participar

Jardinagem faz bem

A chamada “jardinagem urbana” ou o hábito de cultivar plantas em casa, traz resultados em pouco tempo.

“Em apenas um mês de jardinagem urbana interna já aumentou a diversidade de bactérias na pele dos indivíduos e foi associado a níveis mais altos de citocinas anti-inflamatórias no sangue”, disse Mika.

A pesquisadora disse que esses benefícios foram encontrados em um teste usando um meio de cultivo semelhante ao solo existente em uma floresta.

Para o estudo, os voluntários utilizaram floreiras e plantas de ervilhas, alfaces, feijão, mostarda, alho e gengibre (em diversas formas, como sementes, rizomas e bulbos).

Segundo a cientista, ainda não é possível prever por quanto tempo duram as mudanças observadas na microbiota da pele e nas citocinas anti-inflamatórias após as pessoas fazerem jardinagem em casa.

Os resultados publicados na revista Environment International e na Universidade de Helsinque.

Cultivar plantas em casa ajuda a melhorar a imunidade, a autoestima e o bem-estar. Foto: Freepik

O hábito de manter o cultivo de plantas em casa é saudável e faz bem também para a imunidade, diz estudo. Foto: Freepik

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!