No próximo sábado, dia 12, o céu terá um espetáculo único. É o cometa C/2023 A3 chamado de “Cometa do Século” dará um show no céu no fim de semana até o dia 14. Mas até o dia 28, será possível ver em datas distintas o cometa.
O fenômeno terá a máxima aproximação com a Terra no sábado e poderá ser visto logo após o pôr do sol.
Segundo o Observatório Nacional, no dia 14 de outubro o cometa estará a 10 graus de altura, é será fácil notá-lo até às 19h.
Olho nu
O espetáculo pode ser visto até o dia 28 de outubro, na constelação da Serpente.
Depois, só será possível admirar o fenômeno com ajuda de binóculos ou luneta simples.
Será o momento em que o cometa estará menos brilhante e mais distante da Terra.
Leia mais notícia boa
Vem aí o cometa que tem brilho mais intenso que VênusChuva de estrelas cadentes terá centenas de meteoros por hora esta semanaEclipse parcial e Superlua serão vistos esta semana, no mesmo dia
Recomendações dos especialistas
Especialistas sugerem que para admirar melhor o espetáculo, os interessados adotem alguns instrumentos específicos.
O recomendado é o uso de binóculos simples 7×50 ou 10×50 ou no máximo, 20×50.
Essa numeração indica o aumento (7×50 tem aumento de 7 vezes) e o diâmetro, em mm, da lente objetiva do binóculos (7×50 tem lente objetiva de 50mm).
Descoberta em 2023
O cometa C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan.
Em seguida, foi confirmado pelo sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) em fevereiro do mesmo ano, segundo o Correio Braziliense.
O calendário e seus detalhes
A seguir, as datas entre outubro e novembro, de acordo com Starwalk:
10 a 12 de outubro: de -3.0 para -1.0 mag, aparece à noite no Hemisfério Norte logo após o pôr do sol, muito baixo no céu oeste na constelação de Virgem. Janela de observação curta, mas visível a olho nu! Melhor momento para ver o cometa. Faz sua aproximação mais próxima da Terra em 12 de outubro.13 a 14 de outubro: de -1.0 para 1.0 mag, rapidamente perdendo brilho, mas afastando-se do Sol e, portanto, mais fácil de ver. Visível a olho nu à noite cerca de uma hora após o pôr do sol. Em 14 de outubro, o C/2023 A3 passará perto de outro cometa, 13P/Olbers.15 a 19 de outubro: de 1.0 para 4.5 mag, movendo-se em direção a Serpens Caput. Pode produzir um anti-cauda — uma faixa brilhante que parece estar apontando em direção ao Sol, oposta às outras caudas. Em 15 de outubro, passará a 1.4° do aglomerado globular M5, proporcionando uma boa oportunidade para fotografia.20 a 31 de outubro: de 4.5 para 7.0 mag, atravessando a constelação de Ofiúco relativamente alto no céu sudoeste à noite. Visível com binóculos e telescópios. Durante esses dias, a cauda do cometa começará a crescer rapidamente, possivelmente alcançando até 20° de comprimento (cerca de 40 vezes o tamanho da Lua Cheia) sob céus escuros.Novembro: de 7 para 8 mag, visível à noite. Sobe mais alto no Hemisfério Norte após o pôr do sol. O cometa C/2023 A3 chamado de “Cometa do Século” dará um show no céu no fim de semana até o dia 14. Mas até o dia 28, será possível ver em datas distintas o cometa. Foto: UNESP