Os cientistas anunciaram a descoberta de um microcontinente entre a Groenlândia e o Canadá. O local é resultadodo movimento das placas tectônicas – blocos rochosos que compõem a crosta terrestre e que mexem – que deixaram uma parte do continente à deriva.
O microcontinente submerso não rachou completamente e está ligado ao proto-microcontinente do Estreito de Davis. Localizado entre a costa oeste, da Groenlândia, e a Ilha de Baffin, no Canadá, está o Estreito de Davis.
Na região há uma passagem oceânica, que conecta dois mares, o Labrador e a Baía Baffin, que é mais rasa que ambos, com profundidades que variam entre 1 mil e 2 mil metros. Essa formação geológica surgiu no período Paleogeno, entre 33 e 61 milhões de anos atrás.
Processo de formação
O processo que formou esse microcontinente é constante e envolve a crosta do planeta, que passa por afinamento e ruptura, criando fendas continentais chamadas de “riftes”.
A cada terremoto ou indicação de atividade sísmica pode levar a novas separações de microcontinentes.
O afastamento da Groenlândia da placa norte-americana começou há cerca de 118 milhões de anos, segundo o estudo.
Já a formação do Estreito de Davis iniciou há cerca de 61 milhões de anos.
O microcontinente, então, provavelmente surgiu entre 49 e 58 milhões de anos atrás.
O movimento parou há 33 milhões de anos, quando a Groenlândia se chocou com a Ilha de Ellesmere, no extremo norte do Canadá, se juntando de novo à placa tectônica da América do Norte.
Leia mais notícia boa
Meteoros, superluas e muito mais: veja o calendário astronômico de 2024Casal que está há 3 anos desconectado em ilha isolada vive feliz na naturezaBrasil tem 5 das 10 melhores praias do mundo; a melhor do país fica no Rio
O trabalho dos cientistas
Utilizando mapas com dados de gravidade e atividade sísmica na região, os pesquisadores identificaram a idade e a orientação das falhas tectônicas entre a Groenlândia e o Canadá.
Os cientistas reconstruíram a história geológica da região e entender como se formou o proto-microcontinente, segundo a Superinteressante.