O ano de 2024 tem sido muito gentil com os amantes da astronomia. Dessa vez, outubro preparou outra grata surpresa: a chuva de meteoros do cometa Halley. O pico será na madrugada entre os dias 20 e 21.
Apesar de ter começado desde 26 de setembro, e com prazo final para 22 de novembro, estudiosos apontam que a próxima segunda-feira vai ser o melhor dia para a observação. Segundo os especialistas, serão mais de 23 meteoros por hora!
Conhecida como Orionidas, a chuva é originada pelos rastros deixados pelo cometa Halley ao redor do sol. O evento é raro, ocorre a cada 76 anos e marca o surgimento da constelação de Órion no outono.
Visível no Brasil
Mesmo sendo uma chuva muito radiante no hemisfério norte celeste, ela costuma apresentar uma boa taxa de meteoros no céu brasileiro.
Segundo a NASA, agência espacial dos Estados Unidos, as Orionidas estão entre as chuvas de meteoros mais bonitas do ano.
Conhecida por seu alto brilho e uma velocidade surpreendente, a chuva de estrelas cadentes entra na atmosfera da Terra com uma rapidez de 238.00 km/h. Incrível!
Leia mais notícia boa
Sonda da Nasa descobre reservatório de água em Marte; oceano subterrâneoBrasileiro de 7 anos descobre asteroide sozinho e chama atenção da NasaJovem cientista que foi destaque na Nasa ao descobrir asteroide arrecada fundos para o RS
Lua pode atrapalhar
Todavia, há um pequeno empecilho que pode atrapalhar um pouco a visibilidade da chuva.
A presença de uma lua minguante, que vai deixar o céu com 83% de iluminação, pode ser uma pedra no sapato.
Assim, é importante procurar locais com baixa iluminação artificial, já que o céu vai estar bem claro.
O que são as chuvas de meteoros
As chuvas de meteoros são fenômenos que encantam quem ama ou não a astronomia.
Segundo o Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, uma chuva de meteoros ocorre “quando a Terra passa por uma região da sua órbita onde um cometa deixou um rastro de matéria, composto por gases e poeira desprendida do cometa quando este se aproximou do Sol.”
Como as partículas são bastante pequenas e não conseguem chegar ao solo, uma chuva de meteoros não representa nenhum risco, embora podem danificar satélites em órbita.
Vai perder o espetáculo? Torça para fazer tempo bom onde você está!
O ponto radiante das Orionidas vai estar na constelação de Orion, na madrugada do dia 20 para 21 de outubro. – Foto: Vito Technology, Inc