Cansado demais? Veja 8 dicas para acordar mais disposto e não ficar fadigado

Anda se sentindo cansado na hora de levantar? As 8 dicas abaixo podem te ajudar a acordar bem mais disposto do chamado “sono não-reperador”, quando o sono não é capaz de “renovar as energias do corpo”.

Especialistas lembram que, adotando alguns passos específicos é possível, sim, contornar o problema e dormir bem melhor.

Entre as dicas estão: abandonar o uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir, deixar o celular no silencioso antes de deitar e tentar dormir sempre no mesmo horário. Veja as outras dicas abaixo.

Dormiu e continua cansado?

Segundo o pneumologista e médico do sono Rodolfo Bacelar, o sono não-reparador é mais comum do que se imagina.

“Os motivos podem ser múltiplos: desde um tempo de sono insuficiente para nossas demandas, muitas vezes por mal hábito e uma rotina inadequada, até a presença de doenças do sono como por exemplo a Apneia do Sono”, disse o profissional.

E entre os brasileiros, as queixas de noites mal dormidas tem aumentado.

Segundo a cartilha Semana do Sono 2024, feita por associações que estudam o sono no país, 45% dos brasileiros apontam algum problema para dormir.

Dependendo do tempo e da abrangência das queixas, o número chega a 80%.

Dicas para evitar problemas

Se você está dentro da porcentagem, essas dicas são essenciais para sair da estatística e passar a ter uma ótima noite de sono;

Mantenha horários regulares para dormir e acordar: tente sempre dormir e acordar no mesmo horário, assim o relógio biológico do organismo vai se habituando. Depois de um tempo você não vai precisar nem de despertador;Xô telas: o uso de telas antes de dormir é prejudicial e algumas pesquisas já mostraram isso. As telas são estimulantes e sons são estimulantes e podem fazer o efeito reverso no usuário, deixando a pessoa ainda mais acordada;Reduza os sons: também desligue os sons e deixe o celular no silencioso. Agora é hora de dormir e qualquer barulho pode atrapalhar. Assim, bote os dispositivos eletrônicos em modos que não emitam sons;Faça atividade física: manter a prática de atividade física melhora, e muito, a qualidade do sono. Mas especialistas fazem um alerta: evite o exercício físico duas horas antes do horário de dormir;Busque por luz natural: a luz natural durante o dia, especialmente na hora de despertar, pode deixar a pessoa mais disposta para iniciar a rotina. Já próximo ao horário de dormir, procure atividades mais relaxantes, como meditação e ler uma página de livro;Prefira alimentos leves: dê preferência para uma alimentação leve no período da noite. Nada de muito açúcar ou alimentos gordurosos. Além disso, abandone o uso de cafeína e estimulantes antes de dormir;Tenha uma rotina: registre os hábitos, como compromissos, em uma agenda ou um planner. Isso ajuda a manter o cérebro relaxado antes de dormir, evitando alertas contra “esquecimentos”;Cuidado com os cochilos: tudo bem cochilar durante o dia, desde que esse momento não ultrapasse 30 minutos. Cochilos muito grandes podem “roubar” e prejudicar as horas do sono noturno.

Leia mais notícia boa

Especialista ensina 5 dicas para ter sono longo e profundoNovo spray nasal para tratar apneia do sono dá certo e anima cientistasJantar até 4 horas antes de dormir melhora sono e emagrece

Qual o sono ideal?

Para Márcia Assis, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileiro do Sono, mais do que dormir 8 horas por dia, é preciso ter qualidade de sono.

“Essa pessoa, que está dormindo 8 horas, está tendo uma quantidade de sono adequada, mas como está a qualidade do sono? Ela pode estar com algum distúrbio do sono que não sabe, se tem ronco, apneia do sono, movimentos durante a noite ou vários despertares mais breves que ela não se lembra que tem”, contou.

Apesar de 8 horas de sono ser o recomendado para a grande maioria dos adultos, há pessoas que dormem 6 e acordam dispostas.

“A grande maioria dos adultos deve ter de sete a oito horas de sono. Mas também vamos encontrar pessoas que dormem seis horas e estão dispostas a exercer suas funções durante o dia sem sonolência. Por outro lado, há outras que precisam de oito horas para estar bem”, contou a médica.

Assim, é preciso ficar atento aos sinais do seu corpo para entender as horas necessárias para a recuperação da energia do indivíduo.

A luz natural também é muito positiva para ajudar a acordar, principalmente pela manhã. Foto: Freepik.

Com informações de Valor.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!