Caiu no “Golpe do Pix”? Veja como recuperar o dinheiro

Se você acessou a internet nesta semana, com certeza se deparou com a história da mulher que deu golpes em uma pizzaria do Recife. Para evitar cair no “Golpe do Pix”, como o aplicado pela mulher, é preciso sempre verificar na hora as transferências que recebe, além de conferir com calma o comprovante enviado pelo cliente.

Ficar de olho na entrada de pagamentos de depósitos é muito importante para não acreditar em comprovantes falsos enviados pelos criminosos. Assim, a segurança é feita em dois passos: conferir o comprovante e checar se o dinheiro entrou na conta!

Mesmo assim, caso você caia em golpes do Pix o MED pode ajudar a reaver o dinheiro. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta criada pelo Banco Central que torna o Pix mais seguro e faz uma análise da transferência com suspeitas de crimes.

Golpe na pizzaria

Depois que a história rodou a internet, o dono da pizzaria em Camaragibe, na Grande Recife, disse que a cliente fez vários pedidos de pizza e mandava comprovantes falsos do Pix.

O estabelecimento só foi perceber que os documentos enviados pela cliente eram montagens, depois de vários pedidos e o dono acionou a polícia.

A acusada ainda simulou o próprio falecimento na intenção de cessar as cobranças do dono da empresa. Vê se pode!

Leia mais notícia boa

Fez transferência errada? É possível cancelar o PIX em alguns casos; vejaGoverno anuncia PIX de R$ 5 mil e outras medidas para moradores do RSImposto de Renda: recebimento via Pix terá prioridade na restituição

Como se precaver?

Por ser uma rede criptografada e separada da internet, o Pix não é a ferramenta mais fácil para conseguir o dinheiro de volta em casos de golpes, por isso, ações de prevenção são muito importantes na hora de realizar e receber pagamentos.

Isso evita dores de cabeça futuras. Veja alguns passos que podem te ajudar:

Confira o dinheiro caiu na conta: sim, o principal é conferir se o dinheiro caiu na conta. Essa é a melhor forma de verificar se uma transação do Pix foi realizada de maneira correta ou não.Peça comprovantes, mas analise: sempre peça os comprovantes de transferências para os clientes, mas é preciso conferir o documento. Por vezes, ele pode ser falso e imediatamente você pode tomar as providências corretas. Para analisar se um comprovante é ou não falso, você pode procurar por erros de ortografia, digitação e tamanhos diferentes de fontes no mesmo arquivo.Integre os sistemas: outra medida de prevenção é integrar os sistemas que usam em lojas com os de bancos. Assim, as baixas de pagamentos são atualizadas na hora e você consegue ver em tempo real o que está saindo e caindo na conta.

Caí no golpe: e agora?

Calma que tem solução.

Primeiro você deve procurar registrar um Boletim de Ocorrência, inclusive pela internet.Além disso, é possível acionar o MED. Veja o passo a passo:Assim que perceber que foi vítima de golpe, acione o banco e comunique;Depois, o banco vai entrar em contato com a instituição que recebeu a transferência;O valor fica congelado por 72 horas e o destinatário da conta que recebeu a quantia será notificado;A partir das 72 horas, as instituições envolvidas farão uma análise do caso e dos documentos apresentados;Essa análise tem o prazo de até 7 dias para ser finalizada. Depois, com o golpe confirmado, você recebe o dinheiro em até 96 horas.

Mais importante do que conferir o comprovante, é verificar se o dinheiro entrou na conta. – Foto: Marcello Casal (Agência Brasil).

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!