A cientista Deborah Zanforlin tem andado pelo país e também no exterior para divulgar sua descoberta. A brasileira criou um dispositivo que é capaz de identificar 18 tipos de câncer em até 15 minutos.
Eficaz e prático, o dispositivo promete resultado por meio do exame de sangue. A ideia é obter o diagnóstico mais cedo o acessível. Com esse teste, ficam dispensados exames caros como tomografias e mamografia.
Segundo a cientista, o chip já foi testado com resultados positivos. Batizado de ConquerX é um dispositivo portátil e livre de radiação.
Resultados positivos
O dispositivo tem mapeia marcadores sanguíneos específicos de diversos tipos de câncer, aumentando as chances de cura para até 70% com um diagnóstico precoce.
Além de portátil e livre de radiação, o dispositivo tem potencial para transformar a percepção do câncer, ajudando na prevenção e tornando o acesso ao diagnóstico e tratamento mais fácil, especialmente em áreas rurais.
Leia mais notícia boa
Celular não causa câncer cerebral, comprova ciênciaHomem recebe primeira vacina contra câncer de pulmão do mundoVeneno de marimbondo pode combater câncer, descobre cientista brasileira
Próximas etapas
O ConquerX representa um avanço significativo na medicina diagnóstica, ainda há etapas a serem cumpridas antes que o dispositivo esteja disponível para uso generalizado.
A obtenção de autorizações regulatórias, como a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), é essencial para garantir a segurança e eficácia do chip.
É um dispositivo prático e pode ser transportado em qualquer lugar.
Um dispositivo capaz de detectar 18 tipos de câncer foi desenvolvido pela pesquisadora brasileira Deborah Zanforlin, que promete o resultado em 15 minutos. Foto: @deborahzanforlin
Recentemente, a cientista fez uma live para responder as dúvidas sobre o dispositivo, veja: