O vocalista da banda de rock Placebo, Brian Molko, foi condenado nesta terça-feira, 18, por difamação após chamar a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, de “pedaço de merda, fascista, racista”, em alto e claro italiano, durante um show em um festival em Turim em 2023.
Em agosto daquele ano, Meloni processou Molko pelos comentários. Uma investigação sobre as alegações foi aberta, em que Molko foi acusado de “desacato às instituições”.
Brian Molko, vocalista do Placebo, durante performance em Milão, Itália. 27/10/2022 –Sergione Infuso/Getty Images
Na segunda-feira, o Ministério da Justiça da Itália permitiu que os promotores em Turim prosseguissem com os procedimentos legais. Difamar o governo, o parlamento, os tribunais ou o exército italianos acarreta uma multa de até 5 mil euros (quase R$ 30 mil) e uma intimação direta para julgamento. Embora o crime também possa levar a uma pena de prisão de até três anos, um porta-voz do ministro da Justiça, Carlo Nordio, disse que é improvável que Molko seja detido.
“Muito de direita”
Meloni lidera o partido nacionalista Irmãos da Itália, bem como a coalizão de extrema direita que governa o país desde 2022. Ela vem implementando políticas de linha dura contra imigração, aborto e adoção de crianças por casais gays, e recentemente se juntou a outras figuras da ultradireita internacional na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Seu partido recentemente proibiu a prática conhecida como barriga de aluguel, colocando pessoas que vão para o exterior para contratar o serviço em pé de igualdade com terroristas, pedófilos e criminosos de guerra – em linha com a postura homofóbica do partido. A medida, porém, ignora o fato de que nove em cada 10 dos cerca de 250 casais italianos que contratam uma barriga de aluguel no exterior a cada ano são heterossexuais.
Em setembro, a neta do ditador italiano Benito Mussolini, Rachele Mussolini, comunicou que deixaria o Irmãos da Itália porque o partido tinha se tornado “muito de direita”.
Silenciamento
Em maio, a filósofa Donatella Di Cesare, que foi processada pelo cunhado de Meloni por comparar um de seus discursos ao Mein Kampf de Hitler, alegou que seu governo usa processos por difamação estrategicamente para silenciar opositores. O primeiro ano da premiê no cargo registrou o maior número de casos do tipo, de acordo com o comitê de liberdades civis do Parlamento Europeu, braço legislativo da União Europeia.
Molko fundou o Placebo em 1994. A banda de rock britânica é conhecida por sua aparência andrógina e letras que discutem sexualidade, uso de drogas e saúde mental. Seu single Nancy Boy alcançou a quarta posição no Reino Unido em 1997. Seu álbum mais recente, Never Let Me Go, foi lançado em 2022.