Abrir câmera

AQNO e Nat/Esquema celebram as pistas de dança do Pará em EP colaborativo

Ouça “NO ESQUEMA – #LBLremixes” AQUI 

 

“NO ESQUEMA – #LBLremixes” nasce na intenção das pistas, no calor oportuno do carnaval e no anseio de divulgar pro mundo a nova cena da música eletrônica feita na Amazônia. O projeto é um compilado de novas versões de faixas de “Latino Brega Love” – álbum mais recente do cantor e compositor AQNO, sob a curadoria e direção artística da DJ, pesquisadora e produtora cultural Nat/Esquema. Os artistas assinam juntos a direção criativa do projeto, que traz uma reunião de nomes da nova cena de produção musical da Amazônia. O projeto musical estará disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

 

Feitas sob medida para as pistas de dança, AQNO revisita 5 faixas de seu álbum lançado em 2025 pelo selo Natura Musical e apresenta uma faixa inédita, exclusiva para o projeto. Sob a curadoria e pesquisa de Nat/Esquema, o EP traz a possibilidade de experimentações sonoras e apresenta o diálogo da obra do artista com a cena noturna da capital paraense, comandada muitas vezes pelos sets da DJ, que coloca a pista de dança no centro da criação — como espaço de escuta, experimentação e diálogo entre linguagens. 

 

O projeto reúne diferentes produtores musicais e assinaturas criativas que expandem e atualizam o universo de sonoridades amazônicas como o tecnobrega e o rock doido — expressão popular que traduz a mistura ousada de ritmos, batidas, samples e referências da música urbana de Belém do Pará.  Em cada track os produtores  trazem sua leitura de pista, suas referências e assinatura musical, ressaltando sua identidade sonora.

 

Sobre isso comenta AQNO: “Fazer um projeto de remixes é sempre um grande desapego, é você abrir sua obra para ser revisitada. Quando eu e Nat conversamos sobre reinterpretar o “Latino Brega Love” pras pistas, a nossa proposta principal foi dar liberdade para que os produtores envolvidos colocassem sua assinatura nas canções. Após conversas criativas e todo o processo de trabalho, as tracks prontas foram chegando e foi muito satisfatório perceber como cada um trouxe sua assinatura e identidade pras canções. Para quem já acompanha os trabalhos desses produtores, com certeza vão reconhecer essas assinaturas presentes em cada uma das faixas. E isso também é celebrar a força criativa diversa que sempre moveu a música feita na Amazônia, nós somos mestres em assinar e traduzir as coisas do nosso melhor modo”

 

“Carniceira (Sal na Talarica)”, recebe a assinatura da DJ e produtora Lofi Houseboy, forte nome do cenário das experimentações do rock doido. “Zouk Love (Noiadance Love)” é assinada pela cantora, multi instrumentista e produtora musical Layse e ganha um molho especial diretamente de Rondônia, com referências diretas do Noiadance (música eletrônica produzida nas periferias de Porto Velho).  Quem assina “Reset (Pro-player do Caquiado)” é o produtor, cantor e beatmaker abaeteuara Helrydobeat, que também adiciona seu flow em um novo trecho especial da track.  Em “Já Me Vu (Na Garupa do Exfera)” os novos beats ficam por conta de Exfera, produtor, compositor e integrante da Banda Samaúma, que também assina a faixa autoral “No Esquema”, um feat com MC Íra e participação especial de Leona Vingativa, reafirmando o caráter coletivo, periférico e vibrante do projeto. Avançando um pouco mais no território amazônico, o maranhense Brunoso traz sua contribuição em “Jambu no Cuxá” (Double Cuxá) feat de AQNO com Dona Onete.

 

O resultado geral é um  trabalho feito para sets de DJs, voltados para um público curioso, aberto a apostas criativas e experiências sonoras diversas — um EP que convida ao movimento, à novidade e à celebração.

 

É nessa missão que a curadoria e a direção artística de Nat/Esquema são centrais para a construção do projeto. A partir de sua vivência como DJ e pesquisadora da cena musical paraense, Nat articula uma escuta sensível da pista, conectando tradição e contemporaneidade, tecnobrega, eletrônico, pop, funk e outras linguagens que se encontram no fervo dos bailes de Belém. “No Esquema” é também um manifesto sobre a importância da diversidade de linguagens na pista de dança e sobre o papel de DJs, produtores e artistas que constroem com originalidade dentro do cenário do tecnobrega.

 

Sobre isso, Nat afirma: “Ao longo das nossas conversas, eu e AQNO sempre compartilhamos do desejo de reunir produtores musicais que fossem traduzir nas faixas a diversidade do que vivemos nas nossas festas. Esse projeto conta com a participação de muitos artistas que trabalham para que um cenário possa acontecer,e são trabalhos muito consistentes, com muitas referências. O Latino Brega Love é um álbum delicioso, muito rico em pesquisa musical, então, trazer novos elementos, e até repensar as faixas foi um desafio engrandecedor demais! O No Esquema nasce como uma grande experimentação para pista, mas também como um diálogo entre todas essas linguagens artísticas e grelhadoras com um cenário musical vivo, cheio de identidade e muito atuante”.  

 

“No Esquema #LBLremixes” é um álbum para as pistas brasileiras — feito para acompanhar o fervo, embalar casas noturnas e festas de rua, atravessar multidões, um presente para quem quer mergulhar na criatividade da nova música eletrônica feita na Amazônia. Um trabalho que celebra a coletividade, a experimentação e a força de uma cena que segue pulsando, reinventando e colocando os sons da periferia no centro da festa.

 

“NO ESQUEMA #LBLremixes” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

O post AQNO e Nat/Esquema celebram as pistas de dança do Pará em EP colaborativo apareceu primeiro em Palco Pop.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!